Depois de furtar fios de energia em residências e comércios, ladrão é preso pela GM

Um homem identificado como Jailson Carlos da Silva, de 32 anos, foi preso por volta das 2h30 desta sexta-feira (25/4), pela GMD (Guarda Municipal de Dourados), acusado de furtar fios de energia de residências, em Dourados, para depois vender e comprar drogas. A prisão aconteceu durante patrulhamento na Rua Brasil, esquina com a Avenida Weimar Gonçalves Torres, no Bairro Jardim Guarujá.
De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe avistou Jailson deitado em frente a um comércio localizado na esquina. Ao perceber a aproximação da viatura, o autor levantou-se repentinamente, colocando as mãos na parte interna da calça, o que gerou fundada suspeita de que pudesse estar portando arma ou algum objeto ilícito.
Durante a abordagem, não foi encontrado nenhum material ilícito na cintura do suspeito, o qual alegou estar apenas ajustando a calça de chuva que utilizava. Informou ainda ser morador de rua. No decorrer da ação, a equipe da Guarda Municipal de Dourados notou que o indivíduo apresentava características físicas compatíveis com imagens e vídeos divulgados nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp de Segurança Pública, relacionados ao furto de fios elétricos ocorrido em uma obra nas proximidades.
Ao ser questionado sobre o furto, Jailson inicialmente negou envolvimento, mas após conversa com a equipe, confessou ser o autor do crime. Relatou que o furto ocorreu em uma obra em construção, e que havia um contêiner e um padrão de energia ativo.
Ainda conforme o registro policial, foram furtados cinco quilos de cobre, posteriormente vendidos por R$ 140 para comprar 15 pedras de crack, sendo todas consumidas no mesmo dia. Afirmou ser usuário abusivo de drogas e que comete furtos para sustentar o vício.
Com ele os agentes encontraram uma mochila com turquesa (ferramenta comumente utilizada para o corte de fios) e, dentro de um balde uma faca, possivelmente a mesma utilizada na ação criminosa, conforme imagens de vídeo. O autor levou a equipe até o local do furto, onde foi constatado o dano ao padrão de energia já instalado e em funcionamento.
Diante dos fatos, Jailson Carlos da Silva recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) para as providências legais cabíveis, juntamente com os materiais apreendidos.
Extensa ficha criminal
Em consulta ao sistema Sigo, foi verificado que o autor possui extensa ficha criminal, com registros desde sua adolescência, em 2010. Consta no sistema aproximadamente 40 ocorrências de furto, furto qualificado, violação de domicílio e também registros por violência doméstica.