Whatsapp descobriu como ganhar dinheiro: cobrar de empresa que não responde
O WhatsApp foi comprado pelo dono do Facebook em 2014 por quase US$ 22 bilhões, mas até hoje a empresa não conseguiu encontrar uma boa forma de lucrar com isso. Mas parece que isso pode mudar.
O serviço de mensagens, que já tem 1,5 bilhão de usuários em todo mundo, agora vai usara sua versão de negócios para gerar receita. As empresas que usarem o WhatsApp Business, que tem mais de 3 milhões de usuários ativos, serão cobradas se demorarem para responder ao cliente.
Segundo o Facebook, a nova versão do WhatsApp Business é voltada para empresas de médio e grande porte. Os pequenos negócios que já utilizavam o serviço não serão impactados pela cobrança e poderão fazer tudo de graça.
Na prática, as grandes empresas vão poder tirar dúvidas, responder comentários, dar informações sobre cobranças, entregas, etc. O prazo máximo para responder gratuitamente é de até 24h. Depois disso, elas serão cobradas.
A cobrança de cada mensagem tardia vai variar de 0,5 centavo a 9 centavos de dólar, dependendo do país, segundo informações da Reuters.
E uma coisa importante: a empresa só poderá entrar em contato com os usuários que já tenham iniciado uma conversa com a empresa ou que tenham pedido para receber informações via WhatsApp.
O Facebook informou que a novidade começou a ser testada há meses e atualmente ele trabalha com 90 empresas, entre elas Uber, Wish e a companhia aérea Singapura Airlines.