Trombose tem relação com pílula e é uma causa de abortos naturais

Predisposição ao surgimento da trombose é chamada de trombofilia.

  • Bem Estar
Trombose tem relação com pílula e é uma causa de abortos naturais

A trombose ocorre quando um coágulo se forma dentro das veias e artérias do nosso corpo e bloqueiam a passagem do sangue. Nem sempre ela ocorre no ponto onde o coágulo se formou. Por isso, um coágulo formado na perna pode causar o entupimento de alguma via circulatória em partes mais vitais, como o coração, o pulmão e o cérebro. A doença foi o tema do Bem Estar desta terça-feira (9), que teve a participação do ginecologista José Bento e do neurologista Alexandre Pieri.

Um fator de risco importante para o surgimento das tromboses é a variação dos hormônios. Por isso, as mulheres que tomam pílula anticoncepcional correm um risco de 4 a 6 vezes maior de sofrer do problema. A gravidez também é um período em que o risco é maior.

Se a mulher já tem uma predisposição genética ao surgimento de tromboses -- a trombofilia --, é recomendado buscar métodos contraceptivos alternativos, como a camisinha e o DIU. Se quiser ser mãe, ela pode ter que usar anticoagulantes, porque a trombofilia é uma das principais causas de abortos naturais.

Também é importante controlar os outros fatores de risco. Obesidade e sedentarismo aumentam a incidência de tromboses, assim como o cigarro. Por isso, não fumar e praticar exercícios físicos regularmente são dicas importantes.

O avião também é um ambiente perigoso, porque fica muito seco e a pessoa permanece muito tempo sentada. A principal dica é tomar bastante água para manter o sangue mais diluído. Se a água fizer ir ao banheiro, é até uma vantagem, porque a pessoa terá que se levantar e caminhar, o que é ótimo para a circulação. Meias elásticas de compressão também ajudam.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.