Pesquisadores acreditam na possibilidade de recriar dinossauros: 'Não está muito longe'

  • Conversa Com Bial/Gshow
Aline Ghilardi, Carlos Roberto Candeiro e Rodolfo Nogueira falaram sobre dinossauros — Foto: Reprodução/TV Globo
Aline Ghilardi, Carlos Roberto Candeiro e Rodolfo Nogueira falaram sobre dinossauros — Foto: Reprodução/TV Globo

Em franquias do cinema, o sonho de recriar dinossauros foi realizado. E na realidade? Os animais são o assunto do bate-papo do Conversa Com Bial desta terça-feira, 28/5, com os paleontólogos Aline Ghilardi, Carlos Roberto Candeiro e Rodolfo Nogueira - também paleo artista. Para Aline, a chance de existirem novamente dinossauros no planeta não é impossível, mas eles seriam criados de forma diferente a que aparece nos filmes.

“Essa foi a ideia do Jack Horner: usar a engenharia genética reversa. Os genes dos dinossauros, que revelam algumas características, estão só adormecidos.”

Horner, um paleontólogo norte-americano, estudou a possibilidade de reativar os genes em galinhas para recriar os dinossauros. Estudos com o método já conseguiram recriar embriões de galinhas com dentes e reverter penas para escamas.

“A gente não está muito longe de criar algo que pareça de um dinossauro.”

Segundo a estudiosa, nem todos os dinossauros foram extintos e os seus descendentes, as aves, vivem entre nós.

“Continuam muito bem-sucedidos depois de tanto tempo. Nem o meteoro conseguiu dar cabo deles.”

O que é a paleontologia?

No programa, Aline ainda explicou o que exatamente é paleontologia.

“A explicação está no próprio nome: paleonto significa ser antigo, e logia é estudo. Então, nada mais é do que o estudo dos seres que viveram muito tempo atrás, incluindo os dinossauros.”

E a paleontóloga explicou que a ciência é muito importante para a sociedade.

“A paleontologia ajuda a achar recursos naturais, que são utilizados pela sociedade moderna, como petróleo, gás e carvão mineral.”

Dinossauros brasileiros

O norte-americano Stephen Brusatte entrou no bate-papo através de uma videoconferência. O paleontólogo falou do trabalho em Goiás e as descobertas feitas sobre a origem dos dinossauros.

"Estamos aprendendo muito mais sobre os dinossauros atualmente. Nunca encontramos tantos dinossauros como agora, uma espécie nova por semana. E muitos são do Brasil, o que é incrível! Alguns dos dinossauros mais antigos são do Brasil. Alguns dos últimos dinossauros sobreviventes que viveram pouco antes do asteroide são do Brasil. E todos esses dinossauros agora contam a história da evolução dos dinossauros. E acho que é uma história incrível de mais de 150 milhões de anos."

“Talvez os primeiros dinossauros tenha sido criados no Brasil.”

O estudioso ainda alertou sobre a possibilidade de estarmos passando por um novo período de extinção em massa.

“O mundo está mudando muito rápido, o clima está mudando muito rápido. É muito claro que o mundo está aquecendo e que ecossistemas importantes estão sendo afetados. Muitas espécies estão morrendo agora e muito rápido. Pode ser que estejamos no meio de uma extinção em massa. E, se for verdade, será a primeira extinção em massa desde os dinossauros, há 66 milhões de anos.”


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Claudia

    Claudia

    Não estão dando conta da própria especie imagina procriar dinossauros!!! Ao invés de gastar tempo e dinheiro com isso porque não buscam um jeito de cuidar da natureza ou seja das especies já existentes??? Eu sei que tudo que estamos passando é culpa nossa mesmo, mas se vocês querem fazer algo de extraordinário faça o presente o passado já passou!!!!