Os 25 homens mais elegantes do Brasil

Lista dos brasileiros que contam com os atributos certos para figurar na seleção dos homens que prezam pela elegância

  • GQ
Os 25 homens mais elegantes do Brasil

 Confira a seleção dos 25 homens mais elegantes do Brasil:

Rodrigo Santoro
Rodrigo Santoro (Foto: Karl Simone)

O mais novo quarentão da praça é um habitué neste tipo de lista. E a idade lhe cai bem. As mulheres costumam dizer que o charme latino faz a sua fama; nós preferimos apontar o talento em frente às câmeras e, no caso, uma elegância inerente que vai muito além dos costumes bem cortados que o mais novo embaixador dos relógios Montblanc acostumou-se a vestir nos tapetes vermelhos e em eventos sociais. Sua fala é pausada, grave, de entonação contida, e o gestual acompanha o estilo low profile dos verdadeiros gentlemen. Afinal, quem falou que elegância diz respeito somente às roupas que vestimos?


Pedro AndradePedro Andrade (Foto: Karl Simone)

Dono de múltiplos talentos na área de comunicação, o jornalista e apresentador brasileiro mais cool de Nova York. É desbravando a imensa oferta cultural da Big Apple que Pedro gera conteúdo para o Manhattan Connection, no canal GNT, e para o seu site pessoal, além de trabalhar atualmente em um novo programa na TV americana e no quadro que ele ganha a partir de janeiro no Fantástico. “Amigo da marca” Gucci, o carioca também tem um background fashion que inclui desfiles para Giorgio Armani e shootings com Mario Testino. Sempre metido em costumes impecáveis, ele faz a linha clássica com um twist de que tanto gostamos e domina com destreza a linha entre o casual e o formal.


Chay SuedeChay Suede (Foto: Rodrigo Marques)

Estrela em ascensão no showbiz nacional, o ator capixaba é o nome da vez nas telas e também no quesito estilo. Não à toa, o rapaz foi nosso Homem do Ano em 2014, justamente na categoria Estilo. Sua veia musical – sim, o moço é multifacetado, canta, compõe e vai viver Erasmo Carlos nos cinemas – é traduzida no visual estudado (ainda que sem intenção) para ser uma versão atualizada do rebelde sem causa James Dean. Tatuagens, jaquetas de couro, alfaiataria slim e cabelos naturalmente revoltos: essa foi a fórmula que seduziu a Burberry, grife cujo radar aponta sempre para novos talentos com potencial para the next big thing.


Fabrizio RolloFabrizio Rollo (Foto: Reprodução/ Instagram)

Figurinha fácil nas galerias de street style de seu amigo Scott Schuman, o designer de interiores paulista é o epítome do dândi moderno. A alfaiataria clássica, com grande influência do italian style – pense nos frequentadores do salão Pitti uomo, em florença –, é a base de suas produções, que sempre carregam detalhes que fazem toda a diferença.


Reynaldo GianecchiniReynaldo Gianecchini (Foto: Daniel Klajmic)

Ele percorreu muitos quilômetros nas passarelas do Brasil e da Europa antes de decidir enveredar pelos palcos e telas nacionais. A carreira de ator prosperou, e o melhor é que seu estilo pessoal também só fez crescer. Impecável nos ternos e costumes, Giane faz bonito também com jaquetas de couro e simples camisetas. Questão de acertar no fitting, sempre. Teve personalidade para assumir os cabelos encaracolados depois da quimioterapia em 2012 e agora exibe os fios grisalhos que fazem tanto sucesso com as mulheres.


Bruno GagliassoBruno Gagliasso (Foto: Pedro Dimitrow )

Foi com o papel do delinquente sem limites Murilo, de Babilônia, que o ator deu o que  falar em 2015. Por ironia, ele está cada vez mais centrado e maduro fora das telas. É também dono de um lifestyle pouco comum, que nos motivou a incluí-lo nesta lista. Gagliasso é fã de acessórios nada ordinários, gosta de motocicletas,  tem coleção de réplicas de crânios e é de uma gentileza surpreendente para alguém com seu background.


Seu JorgeSeu Jorge (Foto: Tavinho Costa)

Ele adora misturar alfaiataria com peças mais casuais, gosta de arriscar nas cores e estampas e ainda tem a sua própria marca de cerveja. Sem falar no vozeirão que impõe respeito mesmo longe dos microfones. Seu Jorge diz que bebeu na fonte da gafieira, que frequentava com seu pai, para moldar seu estilo. Ali, podia-se até bater perna de calça jeans, mas chinelos eram proibidos. O resultado é a prova de que existe elegância genuinamente brasileira, sem necessidade de influências de outros continentes para produzir uma imagem forte e cheia de personalidade.


Pedro LourençoPedro Lourenço (Foto: Victor Collor )

Com a moda impregnada nos genes e uma predileção por linhas limpas nas roupas que cria, Pedro faz o tipo minimalista quando se trata de seu próprio visual. Adepto de poucos e bons clássicos, fez da calça e do blazer pretos, além da camisa branca, peças-chave de seu uniforme. Pequenas variações são permitidas, como camisetas e tênis no lugar dos bem lustrados sapatos. Um grande sinal de maturidade fashion para alguém ainda bastante jovem e com um caminho promissor pela frente. Ter um guarda-roupa enxuto, nesse caso, é ponto mais do que positivo, afinal transmite extrema segurança em seu estilo pessoal.


Vik MunizVik Muniz (Foto: Jorge Bispo)

Ele faz arte com geleia, açúcar, diamantes e até com lixo. É um dos artistas brasileiros com maior reconhecimento no exterior, e também dos mais alinhados. Seu gosto por básicos de qualidade e por uma alfaiataria minimalista indica escolhas naturais de homens práticos e seguros de si. Uma subversão aqui e ali, como um tênis usado com costume ou o nó propositalmente frouxo da gravata slim, é bem-vinda.


Jesuíta BarbosaJesuíta Barbosa (Foto: Pedro Dimitrow )

Ele foi a maior revelação do cinema nacional em 2014 – e também surpreendeu em matéria de estilo. Jesuíta veste como poucos a alfaiataria slim, beneficiado por seu biotipo. Básicos como camisetas brancas e pretas, combinadas a jeans de lavagem bruta ou um clássico blazer negro, também são armas de elegância para alguém adepto da simplicidade como ele. O segredo está em acertar no corte e aliar a roupa à extrema educação e à entonação suave da voz. Os planos do ator para o cinema e a TV estão a todo vapor, pode ir se acostumando a vê-lo nas telas daqui até o ano que vem.


Victor Collor de Mello Victor Collor de Mello (Foto: Tavinho Costa)

Representante do que hoje é chamado de influencer, victor é fotógrafo, mas é seu estilo de vida inquieto, com forte penchant para viagens, gastronomia e moda masculina, que chama atenção no universo digital. apesar de totalmente conectado, ele sabe o real valor de preciosidades de outrora, como relógios e até seu Fusca 1973. Um gentleman à moda antiga, mas com a cabeça do novo milênio. mix esperto refletido também em seu afiado estilo pessoal.


KakáKaká (Foto: Franco Amendola)

Craque de bola, bom moço e physique du rôle para ser garoto-propaganda de armani.Totalmente globalizado, Kaká aprimorou o gosto por ternos bem cortados e peças sofisticadas em suas passagens pela europa, mas sempre fez o tipo clássico mesmo no brasil. se a carreira nos campos costuma ser relativamente curta, a fina estampa do rapaz promete vida longa de sucesso fora deles.


Bruno ColellaBruno Colella (Foto: Julia Rodrigues)

Expoente da nova geração de alfaiates brasileiros, ele tem corte e costura correndo nas veias. Herança do avô, o italiano Nicola Colella, também um ás das tesouras e fitas métricas. Além de criar belos trajes para os homens de fino trato, o paulistano cuida muito bem, obrigado, de seu próprio visual. Bruno eventualmente troca a camisa por uma camiseta lisa e combina um blazer acinturado com jeans discreto. Já ouviu falar em elegância silenciosa?


Tufi Duek
Tufi Duek (Foto: Maurício Nahas)

Quem acompanhou a trajetória da Forum e de sua marca homônima acostumou-se a ver o estilista cruzar a passarela ao final de cada desfile vestindo camiseta preta, jeans e tênis flats. E, básico assim, ele sempre foi considerado ícone de estilo. Não resta dúvida de que elegância tem pouco a ver com logos e ostentação.


Irmãos Campana
Irmãos Campana (Foto: Maurício Nahas)

Premiadíssimos na primeira área, exercitaram o toque de Midas em parcerias e produtos de diferentes segmentos na segunda. Louis vuitton, Lacoste e Fendi são algumas das grifes com as quais já trabalharam. No quesito pessoal, o senso de estilo é apurado, mas nada afetado. Discretos, ambos cultivam uma predileção por peças clássicas, básicas e de qualidade. e vamos combinar que seguram uma alfaiataria como poucos.


Cauã Reymond
Cauã Reymond (Foto: Maurício Nahas)

Il signore Giorgio Armani não nomearia como “amigo da marca” alguém que não refletisse a elegância atemporal e perene ao vaivém de tendências impregnada nas roupas que cria. Pois se a escolha da Emporio Armani recaiu sobre Cauã Reymond, quem somos nós para contrariar as evidências? O ator é daqueles homens que conseguem manter-se alinhados tanto de bermuda e camiseta quanto de costume slim fit, transitando com extrema habilidade entre múltiplos universos. Exatamente como o ideal pregado pelo mito italiano. Cauã talvez seja o ator brasileiro com a mais estreita ligação com a moda. Ex-modelo, ele ainda é próximo do fotógrafo Mario Testino e vira e mexe protagoniza campanhas para grandes grifes nacionais – ele é o rosto da Ellus há duas estações.


Oskar Metsavaht
Oskar Metsavaht (Foto: Greg Swales)

Médico por formação, criador por vocação, o dono da Osklen é a personificação da moda cool e consciente que concebe para a mais bem-sucedida grife brasileira em âmbito internacional. Oskar não precisa mais do que camisetas e calças pretas, invariavelmente completadas por um de seus já icônicos tênis nos pés, para esbanjar elegância. É outro digno representante do menos é mais, cujo gestual contido e fala mansa valem mais do que logotipos e adereços. Sua mente criativa é incansável, transita habilmente pelas artes, levanta a bandeira sustentável e ainda valoriza a identidade nacional.


Augusto de Arruda Botelho
Augusto de Arruda Botelho (Foto: Julia Rodrigues)

Advogado dos mais respeitados do País, ele tem tanta intimidade com estilo que é casado com a top model Ana Claudia Michels. Costumes feitos sob medida, gravatas e sapatos grifados compõem o seu repertório, tudo favorecido por seu porte longilíneo. Cinéfilo inveterado, Augusto conduziu a produção executiva do premiado documentárioSem Pena, que mergulha no sistema de justiça criminal brasileiro.


Jorge Pontual
Jorge Pontual (Foto: Rob Langhammer)

Além do respeitável currículo no jornalismo nacional, o repórter da Globo/GloboNews chama atenção em suas participações pela escolha certeira de figurino. Sem fugir da fórmula costume e gravata da profissão, ele salpica cores e combinações que só valorizam suas entradas cheias de cultura e humor.


Beto Pacheco
Beto Pacheco (Foto: Duo Borgatto)

O promoter paulista é responsável pelo melhor mix de convidados nas festas mais badaladas do eixo Rio-São Paulo. Beto (ou Betinho, para os íntimos) também é fashionista assumido; faz a linha clássica, com ênfase em uma alfaiataria milimetricamente cortada, sem exageros, de cartela sóbria e com a força de acessórios cool como correntes, amuletos, echarpes, lenços e slippers para dar o toque final em costumes, smokings e camisas sob medida.


Dinho Diniz
Dinho Diniz (Foto: Divulgação)

Assumidamente excêntrico, o empresário tem até lhama no jardim de casa, na qual abriga festas com a nata da moda mundial. Até por isso, ele segura a onda de smokings aveludados e lenços estampados com naturalidade invejável.


Houssein Jarouche 

Houssein Jarouche (Foto: Fran Parente/Edições Globo Condé Nast)

Fundador da loja de design mais cool de São Paulo, a Micasa, o filho de libaneses é um prodígio multidisciplinar, sempre interessado em unir criativamente plataformas diferentes. Seu mais recente projeto, o Serie 33, junta música e, claro, design, através de artistas convidados. Dono de um estilo único quando o assunto é moda, Houssein é o próprio man in black, já que a cor predomina em suas produções. Influências japonistas, underground e streetwear se encontram com resultados sempre fortes, mesmo quando a intenção é ser básico.  Um exemplo de elegância nada comum em nossa lista.


Cacá de Souza
Cacá de Souza (Foto: Divulgação)

Embaixador e homem de comunicação da grife Valentino, o brasileiro é hoje um cidadão do mundo. O mix de influências culturais somado ao glamour do universo no qual trabalha e transita fez de seu estilo pessoal uma extensão desse lifestyle de sonhos. Sempre impecável, Cacá sabe bem como aliviar a sisudez da alfaiataria: abusa de cores claras e tem sempre o acessório certo para o final touch.

Thiago Pethit
Thiago Pethit (Foto: Divulgação)

Eis aqui mais um exemplo de que não existe fórmula pronta para definir um homem elegante. Ele é adepto do visual roqueiro, jaqueta perfecto de couro, camiseta branca  e calça slim, mas também é capaz de vestir-se como um autêntico troubadour da canção francesa, com calça de pregas, suspensórios e camisa estampada. Pense na classe enigmática de Serge Gainsbourg mesclada à rebeldia intelectualizada de Cazuza. No fundo, estamos diante de um romântico assumido. Nome quente da atual cena musical brasileira, deve a seu segundo álbum, o ótimo Rock´n´Roll Sugar Darling, o salto que deu sua carreira. Espere ouvir falar muito dele em 2016.


Carlos Jereissati Filho 
Carlos Jereissati Filho (Foto: Acervo GQ)

Presidente e CEO do Grupo Iguatemi, Carlinhos é um embaixador do luxo no Brasil, já que abriga em seus domínios as operações de algumas das principais grifes do planeta. Inevitável, portanto, que seu visual sofresse influência desse rico universo. Nada show off, o executivo preza qualidade em peças clássicas, que lhe atribuem a sobriedade que o cargo pede e, de quebra, ajudam a transitar sem perder a linha entre reuniões e eventos sociais.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.