Prefeitura começa remover tronco de seringueira e local da queda será revitalizado
As ações iniciaram nesta segunda-feira, após o planejamento completo de equipamentos e equipes para os trabalhos e devem ser finalizadas ainda nesta semana
A Prefeitura de Dourados, por meio da Defesa Civil, deu início aos trabalhos de remoção do tronco da seringueira de grande porte, que está obstruindo uma calçada, na Rua dos Missionários, desde dezembro, quando a árvore caiu sobre carros, após chuvas constantes. As ações iniciaram nesta segunda-feira (20), após o planejamento completo de equipamentos e equipes para os trabalhos e devem ser finalizadas ainda nesta semana.
Desde a queda da espécie histórica, apenas a remoção de galhos havia sido feita e o tronco, transladado do meio da rua para uma calçada próxima, o que agora está sendo solucionado. Por determinação do prefeito Marçal Filho, todos os procedimentos devem ser feitos, de forma que o local seja reestruturado, inclusive a calçada que foi afetada com a queda da árvore também está na programação.
A remoção iniciada nesta segunda-feira já abrangeu cerca de 40% do tronco. Os resíduos estão sendo destinados para o depósito de galhos da Prefeitura. Apesar do rápido andamento do trabalho, fatores climáticos podem impactar na remoção, conforme explica o coordenador da Defesa Civil, Johnes Aniceto Santana.
“A previsão do término da remoção completa do tronco é de dois ou três dias”, ressalta Santana. “Fizemos todo um projeto, pois precisávamos de motosserras, máquinas, guindastes e caminhão prancha”, detalha. “Ontem foi iniciado de fato o corte e hoje já estamos quase na metade da ação e acreditamos que ainda essa semana será removido por completo o tronco do local, o que depende também das condições climáticas, pois a chuva acaba atrapalhando a equipe”, completa Santana.
A área está isolada para maior segurança dos envolvidos e da população. Após concluída a remoção, outras ações devem ser encaminhadas no local para a reestruturação do calçamento.
“O prefeito solicitou pronto atendimento para que seja reconstruído o calçamento público e acesso dos moradores aqui na região, promovendo segurança aos transeuntes e a sociedade”, cita o coordenador da Defesa Civil, Johnes Santana.