MS terá teste rápido inédito para diagnóstico de dengue na rede pública

Ministério da Saúde informou que enviará 41,7 testes rápidos para ampliar a identificação precoce dos casos; Atualmente, o SUS já tem outros dois tipos de testes para detecção da dengue

  • Redação 94 FM
Testes rápidos estarão disponíveis em unidades da rede pública de saúde - Foto: Divulgação
Testes rápidos estarão disponíveis em unidades da rede pública de saúde - Foto: Divulgação

Ministério da Saúde vai distribuir 41,7 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue em Mato Grosso do Sul, sendo a primeira vez que a Pasta envia este tipo de teste para detectar a doença.

Conforme o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) já tem outros dois tipos de testes para identificação da dengue: o biologia molecular e o sorológico, ambos disponíveis nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).

Agora, a população passará a contar com uma terceira opção, que é o teste rápido, capaz de detectar a presença do vírus da dengue, mas sem identificar o sorotipo. O teste rápido é feito com uma amostra de sangue, que pode ser coletada de uma veia ou da ponta do dedo. O resultado do teste é disponibilizado em cerca de 15 minutos. 

Esses testes estarão disponíveis na rede pública, como Unidades Básicas de Saúde.

A distribuição vai começar na próxima semana e os gestores estaduais serão orientados por meio de uma nota técnica com critérios de uso. 

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explica que o teste é uma ferramenta para ampliar a assistência na rede de atendimento local, mas ressalta a importância das demais testagens.

"Não podemos esquecer a importância da manutenção da coleta das amostras para a vigilância epidemiológica, uma vez que o teste rápido não diferencia os sorotipos da dengue e nem outras arboviroses, como zika e chikungunya”, acrescenta. 

A secretária ressalta que os testes rápidos serão complementar às estratégias já existentes para controle do vetor, além da vacinação.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.