Morre o guru indiano que popularizou a prática de ioga
BKS Iyengar, o guru de ioga que ajudou a popularizar a antiga prática espiritual indiana em todo o mundo, morreu nesta quarta-feira (20) aos 95 anos. Iyengar abriu sua escola de ioga em 1973 na cidade ocidental de Pune, desenvolvendo uma forma única de praticar a disciplina que, segundo ele, todos poderiam seguir.
Ele treinou centenas de professores para difundir esta modalidade da ioga, que utiliza cintos e cordas para ajudar os principiantes a realizar as posturas exigidas.
Iyengar escreveu muitos livros sobre a ioga, uma prática com mais de 2 mil anos na Ásia e que nas últimas décadas ganhou muita popularidade em todo o mundo.
Atraiu muitas celebridades, como o violinista americano Yehudi Menuhin, que conheceu Iyengar durante uma viagem a Mumbai, antes de ficar famoso.
"Com certeza ninguém fez tanto para exportar a ioga ao Ocidente como Iyengar", escreveu em 2002 no jornal New York Times.
Iyengar faleceu nesta quarta-feira no hospital após sofre uma insuficiência renal, segundo a agência Press Trust of India.