Japão descobre frota de 11 navios fantasmas contendo 20 marinheiros mortos
As autoridades japonesas encontraram uma frota de 11 navios fantasmas com um total 20 corpos em decomposição. Devido ao alto grau de putrefação dos corpos, identificar as vítimas têm sido uma tarefa difícil. Quatro dos navios foram encontrados no início de Novembro. Os outros sete foram achados recentemente à deriva no mar do Japão.
O mais recente navio fantasma foi encontrado na terça-feira, 1º de Novembro, e pelo espaço de tempo entre um achado e outro e as poucas pistas já encontradas, algumas teorias surgiram para explicar a origem dos navios.
Uma placa feita a mão traz os dizeres “Forças Armadas da Coreia do Norte” e outro achado foi uma haste com um pedaço de tecido que parece se tratar da bandeira da Coreia do Norte. Alguns acreditam que os marinheiros estavam fugindo do ditador coreano Kim Jong-un.
Outra teoria é a de que os marinheiros eram pescadores, já que haviam equipamentos de pesca nos barcos e a Coreia do Norte tem tentado expandir a indústria da pesca para aumentar suas receitas. A guarda costeira japonesa identificou a ausência de aparelhos tecnológicos nos barcos, como GPS ou outros equipamentos de localização.
Eles disseram que devido ao estado dos corpos e a ausência de tecnologia nos navios, os marinheiros podem ter estado à deriva por meses a fio, sem terem a menor noção de onde estavam. Acredita-se que os barcos só apareceram agora por conta da onda de tempestades que ocorreu na região nas últimas semanas.
Resta agora aguardar a colaboração da Coreia do Norte nas investigações para desenrolar esse mistério.