Irmãos que não viam há 62 anos se reencontram na região da Grande Dourados
Eles não sabiam a localização um do outro, mas neta ajudou a proporcionar o emocionante encontro
Uma história linda, triste, mas com um final feliz. Maria Sampaio, personagem principal desta narrativa que daria um livro, saiu do estado do Ceará em 1958 juntamente com seus pais e seu esposo, Francisco Viana, em busca de uma vida mais confortável. Deixou na pequena cidade cearense de Martinópolis seu irmão, Manoel Anacleto Sampaio, que resolveu ficar com os avós e posteriormente viajaria a São Paulo. Também em busca de um futuro melhor, sua outra irmã, Socorro Sampaio, foi para o Rio de Janeiro acompanhada do esposo.
Em busca deste sonho, Maria Sampaio veio com a família e fixou residência em Itaporã, na região da Grande Dourados, onde mora até hoje. A distância e o tempo só fizeram a saudade dos familiares distantes aumentar e, com certa dificuldade, conseguiu contato com a irmã Socorro, mas o reencontro com o irmão Manoel parecia algo distante de acontecer.
Foi aí que apareceu a peça fundamental para transformar o desejo de D. Maria em realidade: sua neta Luciane Viana dos Santos, uma assistente social de 23 anos, que não mediu esforços e durante 2 anos e meio buscou o paradeiro do tio-avô.
Redes sociais, sites especializados em busca de pessoas, cadastro de pessoas contribuintes do imposto renda e outros meios foram utilizados. Até que ela entrou em contato com Patrícia, uma voluntária que faz o mesmo trabalho em localizar pessoas. E, com o apoio de uma loja de parafusos da cidade, após longa procura, finalmente Manoel foi encontrado em Aporé, Goiás.
E para alívio e alegria dos irmãos que não se viam há 62 anos, em outubro os irmãos se reencontraram. Sr Manoel se emocionou e veio à Itaporã. Os irmãos deram o abraço guardado durante tantos anos.
A neta de D. Maria disse à reportagem da 94Fm que as pessoas não podem desistir de encontrar quem se ama. “Gostaria ainda de dizer a todos que lutam para reencontrar familiares desaparecidos que nunca desistam, pois sempre tive a esperança de encontrar o irmão da minha avó e Deus me concedeu a graça de realizar este sonho”, relatou.
Finalizando o momento de alegria entre a família, Luciane citou trecho da bíblia dizendo: “Jesus nunca disse que a jornada seria fácil, mas disse que a chegada valeria pena".