Hospital do Câncer de Barretos envia carreta para fazer exames em Dourados

  • André Bento
Unidade móvel do Hospital do Câncer visitará Dourados de 11 a 17 de abril para realização de exames (Ivinoticias)
Unidade móvel do Hospital do Câncer visitará Dourados de 11 a 17 de abril para realização de exames (Ivinoticias)

Dourados vai receber uma das unidades móveis do HC (Hospital do Câncer) de Barretos. Dos dias 11 a 17 de abril a carreta número 9, cujo nome é Aldegonda, em homenagem à mãe do diretor geral da instituição, Ademar Capuci, ficará estacionada na Praça Antônio João. Exames preventivos como o Papanicolau e mamografias serão feitos das 7h às 17h, sem intervalo.

Conforme Paula Leite Perrupato, coordenadora do Hospital do Câncer de Barretos em Dourados, o veículo é plenamente estruturado com tecnologia avançada para atender aos pacientes. Uma equipe capacitada na sede da unidade será responsável pelos trabalhos, que terão auxílio de profissionais locais.

No caso das mamografias, serão examinados pacientes com idade entre 40 e 69 anos que estão na lista de regulação do município. Já os exames preventivos serão feitos nas pessoas de 25 a 65 anos que forem até a carreta, na Praça, durante o período de atendimento. Ali haverá a triagem. As faixas etárias são definidas pelo Ministério da Saúde.

Será necessário levar documentos como RG, CPF, Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de endereço. Paula explica que esses dados são fundamentais para que os exames feitos na unidade móvel possam ser devidamente encaminhados nos endereços dos pacientes.

A coordenadora do HC de Barretos explica que o tempo de permanência da unidade móvel em cada município visitado varia de dois a três dias. Em Dourados, contudo, o período foi estendido por causa de uma preocupação: a grande incidência de casos de câncer entre douradenses. Somente no ano de 2014 foram 164 os pacientes que passaram tratamento intensivo fora de Dourados.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.