Campo Grande está em epidemia de dengue, diz Secretaria de Saúde

Informação foi repassada pelo secretário-adjunto nesta quarta-feira (2). Foram notificados 881 casos em novembro e 7.209 no acumulado do ano.

  • Redação 94 FM
Mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue ((Foto: Fabio Motta/Estadão Conteúdo))
Mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue ((Foto: Fabio Motta/Estadão Conteúdo))

Campo Grande, está em situação epidemia de dengue, segundo informou o secretário-adjunto de saúde do município, médico Vitor Rocha, nesta quarta-feira (2). A última epidemia tiha sido em janeiro de 2013.

Rocha disse, que foram notificados 881 casos de dengue em novembro. No acumulado do ano, são 7.209 notificações, segundo dados da diretoria de vigilância em saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que há epidemia quando um local registra ao menos 300 casos a cada 100 mil habitantes, equivalente a 0,003 casos por habitante. Com população de 853.622 moradores, segundo estimativa do IBGE, Campo Grande teve 3.819 casos confirmados, com média de 0,004 casos por habitante.

Conforme o secretário adjunto, a situação não surpreende o município e as ações de combate continuam as mesmas. Na terça-feira (1º), o secretário municipal de saúde, Ivandro Fonseca, alertou para o risco de epidemia de dengue em Campo Grande, mas a previsão era para 2016. Segundo ele, haviam sido notificados 58 novos casos na capital sul-mato-grossense entre 30 de novembro e 1º de dezembro.

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), no dia 19 de novembro, confirmou a 14ª morte por dengue. A vítima é um homem de 33 anos, morador de Miranda, cidade no oeste do estado. Ele foi transferido para Campo Grande, mas morreu no dia 13 de outubro.

Já foram confirmados três óbitos em Dourados, dois em Campo Grande e outros dois em Sonora. Corumbá, Itaporã, Juti, Maracaju, Paranhos e Três Lagoas confirmaram uma morte em cada município.



Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.