Assembleia às 17h deve pôr fim à greve dos bancários
Os trabalhadores ligados ao Sindicato dos Bancários de Dourados e Região definem em assembleia agendada para às 17h desta segunda-feira (26) o futuro da greve que já dura 21 dias. A expectativa é que a paralisação chegue ao fim em todo o país já a partir de terça-feira (27).
Isso porque a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) apresentou na sexta-feira (23) propostas bem recebidas pelos bancários. O sindicato regional, por exemplo, avaliou em nota divulgada no sábado (24) que “uma das mais fortes greves da categoria bancária conseguiu dobrar os banqueiros”.
Os bancos propuseram reajuste de 10% nos salários e 14% nos vales refeição. Além disso, elevação no índice de participação dos bancários nos lucros das empresas. Outro item que agradou os grevistas foi anistia de 63% a 72% dos dias em que não trabalharam por causa da greve.
Essa negociação, no entanto, diz respeito apenas às instituições financeiras privadas. Os bancos públicos, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, seguem outra linha. Mesmo assim, no domingo (25) o Comando Nacional de Greve recomendou que os sindicados locais e regionais aceitem a proposta feita pela Caixa. Já o BB terá a proposta analisada na assembleia de hoje, agendada para às 17h.