TRE-MS realizará o 1º Seminário de Promoção de Igualdade Racial no dia 27

Interessados deverão se inscrever para participar de maneira presencial ou remota

  • Assessoria/TRE-MS
Foto: Divulgação/TRE-MS
Foto: Divulgação/TRE-MS

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por meio de sua Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação (CPEAD), realiza, no próximo dia 27 de abril, o 1º Seminário pela Promoção da Igualdade Racial. O evento acontecerá no plenário do TRE-MS e contará com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O encontro terá início às 13h com o credenciamento dos participantes e, a partir das 13h30, acontecerá a abertura e o início das palestras, que seguirão as seguintes abordagens:

- Racismo Religioso e a importância social da desmisticação das religiões de matriz africana, que terá por palestrante o Pai Juan de Sango;

- Políticas públicas de promoção de igualdade racial em Mato Grosso do Sul, a ser proferida por Vânia Lúcia Baptista Duarte; e

- A importância dos movimentos sociais em prol do combate ao racismo estrutural, por Romilda Pizani.

Na ocasião também haverá exposição de elementos, produções e/ou artesanatos que remontem à identidade do quilombo. A ideia é trazer para o evento elementos da cultura e sociedade africana presentes nas comunidades próximas a Campo Grande.

As inscrições para o evento presencial ou on-line podem ser feitas clicando aqui.

Perfil dos palestrantes

▪ PaiJuan de Sango: Membro do Conselho Municipal dos Direitos Negros. Representante da religião de umbanda (Casa de Caridade Dona Tida) iniciado em 2008, iniciado no candomblé em 2020. Em 2022, compôs a coordenadoria de promoção da igualdade racial no município de Campo Grande Atuante em diversos movimentos de políticas afirmativas aos povos de terreiros e matrizes africanas, tem como objetivo trazer para as pessoas um olhar mais sensível no que se refere à liberdade religiosa.

▪ Vânia Lúcia Baptista Duarte: Subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção de Igualdade Racial. Graduada em História com especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior (GEPPES-UCDB) / Bolsista do OBEDUC/Professora da Educação Básica. Trabalhou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul - assessoria de gabinete e Escola Municipal José Mauro Messias da Silva "Poeta das Moreninhas". Com experiência na área da Educação, no Movimento Social Negro, na Gestão Pública, na Pesquisa e em Conselhos de Direito.

▪ Romilda Pizani: Coordenadora do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro do MS e educadora popular na Rede de Educação Cidadã Coordenadora do Fórum Municipal de Cultura de Campo Grande.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.