Mutirão de classificação do arquivo geral ultrapassa 80 mil processos analisados
Iniciado no dia 16 de agosto, o mutirão de classificação do arquivo geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul classificou até o momento 86 mil processos. Nos primeiros 30 dias úteis de trabalho foram classificados quase todos os processos vindos de Dourados, a maior comarca do interior do Estado.
A meta é que em 90 dias úteis do início do mutirão todos os processos das comarcas do interior sejam classificados.
Após a etapa de classificação, o Poder Judiciário terá em definitivo o número de processos que estão armazenados no galpão e o local ficará setorizado por processos permanentes, temporários, temporários por ano, processos com dúvidas e os processos que serão enviados para descarte.
Com o projeto, o Tribunal de Justiça terá uma análise territorial do Estado e ajudará a construir a história do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.
O objetivo dessa ação é trazer, em curto espaço de tempo, economia para os cofres públicos, principalmente com a extinção dos contratos de locação de barracões para a guarda de processos. Com a digitalização, os processos continuarão a ser acessados, mas da forma que a informatização e a moderna tecnologia recomendam.