MS registra queda no índice de roubo, furto e homicídios
Levantamento da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp/MS), aponta que o índice geral de crimes do estado registrou queda em 2021.
De janeiro a outubro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve queda de 23,1% nos roubos seguidos de morte, redução de 14,2% nos roubos ao comércio, e diminuiu 10,8% os roubos em via urbana. Além disso, houve redução em 9% no agrupado geral de roubos.
Em Mato Grosso do Sul, caíram também os furtos de veículos (-8,5%), os homicídios no trânsito (-11%) e os homicídios dolosos (0,9%), que é quando há intenção de matar.
Novas viaturas, armas e equipamentos, robustecimento no policiamento preventivo, pronto emprego da repressão com o Grupo de Operações e Investigações (GOI) em Campo Grande e com os Setores de Investigações Gerais (SIG), nas cidades do interior, são fatores que contribuíram para as reduções expressivas nos índices criminais, segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.
“São resultados que mostram a eficiência não apenas da prevenção, como também da repressão que gera prevenção à medida que reprimimos o crime e prendemos autores de violência doméstica, além de evitarmos novas agressões, estamos prevenindo feminicídios. A mesma coisa ocorre com os autores contumazes de furtos e roubos, que quando tirados de circulação com as prisões, novos crimes deixam de acontecer”, afirma.
Outros fatores determinantes para as reduções dos índices criminais na capital e nos municípios do interior de Mato Grosso do Sul, segundo ele, são as constantes capacitações, bem como o empenho e dedicação dos policiais e agentes de segurança.