MPMS amplia e reforma edifício-sede das Promotorias de Justiça de Caarapó
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul realizou, nesta terça-feira (20/6), a solenidade de entrega da ampliação e reforma do edifício-sede das Promotorias de Justiça da comarca Caarapó. As novas instalações foram projetadas visando a melhorar a infraestrutura para atendimento à população e usuários, atendendo a critérios de acessibilidade.
A solenidade de inauguração contou com a presença do Procurador-Geral Adjunto de Justiça Legislativo, Promotor de Justiça Romão Avila Milhan Junior, representando o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; do Prefeito do município de Caarapó, André Luís Nezzi de Carvalho; do Prefeito do município de Juti, Gilson Marcos da Cruz; da Chefe de Gabinete do PGJ, Promotora de Justiça Camila Augusta Calarge Doreto; da Secretária-Geral do MPMS, Promotora de Justiça Bianka Karina Barros da Costa; do Coordenador do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI/MPMS), Promotor de Justiça Ricardo de Melo Alves; do Diretor da Escola Superior do MPMS, Promotor de Justiça Fabio Ianni Goldfinger; do Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Promotor de Justiça Fabrício Secafen Mingati; dos Promotores titulares das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça, Fernanda Rottili Dias e Arthur Dias Júnior, respectivamente; e das demais autoridades nominadas pela assessoria de cerimonial.
Em seu discurso, o Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Fabrício Secafen Mingati, agradeceu e parabenizou tanto a Procuradoria-Geral de Justiça quanto a Secretaria-Geral do MPMS pelo empenho na reforma do prédio das Promotorias de Justiça de Caarapó. O Presidente da ASMMP elogiou a nova estrutura que irá atender com maior comodidade a população, os servidores e os membros.
A Promotora de Justiça Fernanda Rottili Dias ressaltou a importância de uma estrutura planejada dentro dos parâmetros de segurança e acessibilidade que cumprem com as estratégias de gestão e atuação da Administração Superior do MPMS. Na oportunidade, Fernanda Rottili agradeceu o esforço e a dedicação de sua equipe que, mesmo durante as obras, continuou executando os serviços de forma eficaz, sem deixar de atender a população de Caarapó.
Por sua vez, o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Legislativo, Promotor de Justiça Romão Avila Milhan Junior, agradeceu a presença de todos, em nome do Procurador-Geral de Justiça, e ressaltou que o Ministério Público de Mato Grosso do Sul vem promovendo melhorias dentro dos parâmetros de sustentabilidade, economia e responsabilidade para cumprir com o seu papel social.
Estrutura
As novas instalações atendem a critérios de segurança institucional e adequação da acessibilidade. Anteriormente à reforma, a sede possuía uma área de 393m² de edificação; após as melhorias, a sede passou a ter 491m² de edificação, sendo executadas as seguintes adequações: reforma de todos os ambientes internos existentes, como a sala dos Promotores de Justiça, salas da equipe de apoio, sala de reunião, centro de processamento de dados, sanitários coletivos, depósito de materiais de limpeza e copa; ampliação da edificação com criação de mais ambientes para atendimento à população; construção de nova recepção para atender aos critérios de segurança institucional e acessibilidade, com instalação de pórtico detector de metais, catracas para controle de acesso, piso e mapa táteis, mobiliário com desenho universal, rampa acessível, construção de dois sanitários acessíveis e de calçada com piso tátil.
A reforma possibilitou ainda a instalação de energia solar fotovoltaica, instalação de comunicação visual e adequação das instalações de combate a incêndio.
Cabe ressaltar que toda ampliação e reforma da nova sede foi realizada com a coordenação da Secretaria-Geral do Ministério Público, acompanhada pela Secretaria de Obras e Engenharia do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (SOE/MPMS), sob a responsabilidade da Arquiteta Thaís da Silva Rodrigues e fiscalização do Analista/Engenheiro Civil Marcos Antônio Nascimento de Azevedo. O projeto foi elaborado pelo Analista/Arquiteto Megaron Molossi.