Agricultura sustentável, transição energética e financiamentos são destaques nos debates da COP29

A COP29 também esta sendo chamada de a "COP dos financiamentos" abordando perspectivas de investimento para implementação de projetos benéficos à adaptação para a Agenda 2030 da ONU

  • Mariana Rocha
Banco de Imagens / Canva -  Montagem 94FM
Banco de Imagens / Canva - Montagem 94FM

A 29ª Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas (COP29), que está sendo realizada em Baku, no Azerbaijão, colocou a agricultura no centro dos debates sobre estratégias globais de combate às mudanças climáticas. Ao longo dos 12 dias de conferência, estão sendo promovidos dezena de painéis e diálogos envolvendo a participação de produtores, acadêmicos e representantes de instituições governamentais e da Sociedade Civil. 

O objetivo foi debater como alinhar práticas agrícolas às demandas ambientais, considerando a necessidade de políticas públicas eficazes e mecanismos financeiros que viabilizem a transição para uma agricultura de baixo carbono. A COP29 também esta sendo chamada de a "COP dos financiamentos" abordando perspectivas de investimento para implementação de projetos benéficos à adaptação para a Agenda 2030 da ONU. A próxima rodada de compromissos globais serão feitos na COP 30, em 2025, que acontecerá  no Brasil, em Belém (PA).

A COP29, que vai até o próximo dia 22, deve consolidar a agricultura como elemento chave na luta contra as mudanças climáticas. Com debates centrados na adaptação, financiamento e inovação tecnológica, o evento reforça a necessidade de parcerias globais para acelerar a transição para uma economia mais verde.

 O Agronegócio vem sofrendo pressões por diversos lados. A Europa já avisou que vai apertar o monitoramento para vetar a compra de produtos oriundos de desmatamento ilegal e as mudanças climáticas exigem uma nova adaptação energética e produtiva. No entanto, o setor pode liderar dezenas de frentes adaptativas para o Brasil.



Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.