Em apenas 2 dias, Defensoria atende mais de 100 assistidos em mutirão

  • Assessoria/Defensoria Pública MS
Foto: Divulgação/Defensoria Pública de MS
Foto: Divulgação/Defensoria Pública de MS

Em apenas dois dias, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul atendeu aproximadamente 110 assistidos no Programa Pop Rua Jud Pantanal: 1º Mutirão de Atendimento Especial Para Pessoas em Situação de Rua.

No evento, promovido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e pela Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul (SJMS), a instituição atua com a Van dos Direitos. A ação teve início no dia 6 e seguiu até o dia 8 de março.

Conforme a coordenadora de projetos e convênios, defensora pública de Segunda Instância Renata Gomes Bernardes Leal, no primeiro dia foram atendidos cerca de 50 assistidas e assistidos. Já no segundo, o registro era mais de 60.

“Como a maioria dessas pessoas atendidas está em situação de rua, os atendimentos são de alta complexidade e transitam em diferentes áreas, como: execução penal, saúde e família”, explicou a coordenadora.

Além da coordenadora, os atendimentos foram realizados pelo coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensor público Mateus Augusto Sutana e Silva; defensor público Thales Chalub Cerqueira; servidoras e servidores da instituição.

Colaboraram, também, o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa da Mulher (Nudem), Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen) e Núcleo de Atenção à Saúde (NAS).

Vidas

Adriana de Lima Teófilo, 50 anos, foi uma das assistida que buscou os serviços da Defensoria. Ela tentava há dois anos resolver uma questão na área da Família.

“Precisava dar andamento no meu divórcio e consegui aqui no mutirão. Estou aliviada. Agradeço muito pelo atendimento, não imaginava que conseguiria resolver essa questão assim tão rápido”, disse.

Já Richard Davi Gonzales, 24 anos, foi um dos assistidos que buscou atendimento na área de execução penal.

“Consegui consultar o andamento do meu processo e saber o que preciso fazer daqui em diante. Além disso, recebi diversas orientações jurídicas sobre o meu caso. Mas, a gente fica feliz mesmo é em ser atendido como ser humano que somos”, desabafou.

Mutirão

O mutirão do Programa Pop Rua Jud Pantanal será realizado até a quarta-feira (8) na Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias (UAIFA I) de Campo Grande.

Durante os três dias de evento, os moradores poderão emitir documentos, como certidões, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG) e inscrição e regularização da situação eleitoral; solucionar questões previdenciárias; solicitar benefícios assistenciais e previdenciários ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e, se necessário, ajuizar ações na Justiça Federal. São disponibilizados também cursos profissionalizantes, alimentação, assistência e orientações psicológicas aos cidadãos.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.