Em 10 anos, parceria Ejud e Nupemec já capacitou mais de mil conciliadores e mediadores

  • Assessoria/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS

Com o objetivo de fornecer qualificação permanente para formação de novos conciliadores e mediadores judiciais e oferecer um atendimento cada vez melhor às pessoas que buscam soluções autocompositivas para os seus conflitos, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), em parceria com a Escola Judicial de MS (Ejud), finalizou na última sexta-feira, dia 2 de setembro, em Campo Grande, o 32º Curso Presencial de Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais.

A parceria Ejud e Nupemec para formação de conciliadores e mediadores judiciais se iniciou em 2012 com a capacitação de 23 alunos no módulo teórico em seu primeiro ano, chegando a 276 em 2019. Com a turma de 12 participantes dessa semana, os 10 anos de parceria foram coroados com um total de 1.002 pessoas capacitadas com cursos presenciais de formação de conciliadores e mediadores judiciais em várias comarcas do Estado.

A capacitação dessa semana foi ministrada pela instrutora Andreia de Lima Duca Bobadilha, nas dependências do Nupemec, localizado na Rua Raul Pires Barbosa, 1.503, Chácara Cachoeira, nos períodos matutino e vespertino, cumprindo as 40 horas-aula do módulo teórico. O curso possibilitou a imersão dos alunos nos conceitos teóricos e nas boas práticas da conciliação e da mediação por meio de simulações, dando oportunidade a todos de compartilhar suas experiências e esclarecerem dúvidas sobre a aplicação prática das técnicas autocompositivas.

O coordenador do Nupemec, Des. Ruy Celso Barbosa Florence, destacou que a parceria com a Ejud foi fundamental para alcançar os resultados atuais. “Toda mudança gera um certo desconforto para aqueles que não estão preparados para recebê-la, e não foi diferente quando iniciamos a implantação da conciliação e da mediação. Hoje a atividade é bem reconhecida, porque fomos substituindo a cultura do litígio pela cultura da paz por meio de capacitações de qualidade. E isso só foi possível por conta da sinergia que conseguimos estabelecer com a Ejud ao longo desses dez anos”.

O Nupemec do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul é reconhecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para a realização de cursos de formação de conciliadores e mediadores judiciais, conforme Portaria n. 15, de 21 de junho de 2018, da Enfam. Esse reconhecimento possibilitou entregar capacitações mais efetivas para a realidade sul-mato-grossense, e, neste ano, a meta do Nupemec é oferecer, em parceria com a Ejud, o módulo teórico a 164 alunos de todo o Estado, assim como oferecer mais 48 vagas em cursos de atualização de procedimentos para mediadores e conciliadores que já atuam. Sem o reconhecimento da Enfam, não seria possível atender de perto essa demanda.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.