Ejud-MS define calendário educacional para 2023
Em cumprimento ao seu regimento interno, a direção da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS) realizou nesta quinta-feira, dia 9 de março, reunião com o Conselho Consultivo e convidados para apresentação, e posterior aprovação, do calendário das ações educacionais de 2023.
Foram apresentadas as prioridades para o biênio, em uma nova fase que vai ao encontro do Planejamento Estratégico e Plano de Trabalho da Presidência do TJMS, com quatro ramos de ensino: 1) a formação dos magistrados (formação inicial, continuada e cursos de aperfeiçoamento), 2) formação dos servidores; 3) cursos abertos a toda a comunidade jurídica (cursos autoinstrucionais na plataforma digital para acesso livre e certificação direta) visando o aprimoramento do Judiciário como um todo e 4) biblioteca digital, com cursos disponibilizados por outras escolas judiciais e de governo e obras com impacto na prestação jurisdicional.
Com esse entendimento, a atual direção da Ejud-MS também assinou no dia 3 de março o termo de adesão à Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum), o que representa um importante passo para o trabalho educativo em rede e de forma articulada.
Já na reunião desta quinta-feira, o diretor-geral da Ejud-MS, Des. Odemilson Roberto Castro Fassa, realizou a abertura e a coordenadora Pedagógica, juíza Kelly Gaspar Duarte Neves, explanou sobre as avaliações diagnósticas em relação aos cursos para magistrados e servidores, as ações educativas já realizadas e as parcerias em andamento. A partir daí foi lançada proposta de calendário, aprovada pelo conselho e que agora será enviado à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e ao CNJ (CEAJUD).
Os conselheiros reiteraram a importância da Ejud e a necessidade de capacitar juízes e servidores para as especificidades de Mato Grosso do Sul, reforçando a formação filosófica e humanista necessárias na prestação jurisdicional.
Além do diretor-geral, Des. Odemilson Roberto Castro Fassa, do vice-diretor, Des. Marco André Nogueira Hanson, e da coordenadora Pedagógica, juíza Kelly Gaspar Duarte Neves, participaram da agenda o Des. Ruy Celso Barbosa Florense, Des. Luiz Tadeu Barbosa Silva, Des. Alexandre Lima Raslan, Des. Ary Raghiant Neto, Desª. Jaceguara Dantas da Silva, o juiz Mario José Esbalqueiro, a juíza Joseliza Alessandra Vanzela Turine, a juíza Janine Rodrigues de Oliveira Trindade, o juiz Vinicius Pedrosa Santos, a diretora do Departamento dos Juizados Especiais, Ana Cristina Fernandes Martins de Oliveira, representando os servidores, e a diretora de Secretaria, Tamara Candia D Oliveira Rioja.