DOF outorga Medalha Águia da Fronteira a 61 personalidades que contribuíram com o Departamento no último ano

  • Assessoria/DOF
Foto: Divulgação/DOF
Foto: Divulgação/DOF

Este ano o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) completa 34 anos de existência. O aniversário da força de segurança pública que mais apreende drogas em Mato Grosso do Sul e que fez a maior apreensão de drogas na história do Brasil, em agosto de 2020, será celebrado na terça-feira (31), em Dourados, com a solenidade de entrega da Medalha “Águia da Fronteira”.

A honraria foi criada pelo Decreto Estadual nº. 10.781, de 17 de maio de 2002 e é outorgada a autoridades civis e militares, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao DOF, bem como para os policiais que se destacaram em suas funções, contribuindo decisivamente para o aperfeiçoamento e projeção do Departamento. A relação dos 61 agraciados deste ano está disponível em: https://www.dof.ms.gov.br/medalha-aguia-da-fronteira/.

Entre os 61 homenageados deste ano estão o presidente da República, Jair Bolsonaro, o secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Paim, o secretário de Segurança do Mato Grosso, Alexandre Bustamante, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Mato Grosso do Sul, Luiz Alexandre Gomes da Silva e o Delegado-Geral da Polícia Civil, Adriano Garcia Geraldo e 22 policiais militares do DOF.

A solenidade de outorga da Medalha Águia da Fronteira será realizada terça-feira (31), às 16 horas, no Sindicato Rural de Dourados e contará com as presenças do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.

Motivos para celebrar

Desde que foi criado, em 28 de maio de 1987, à época como Grupo de Operações de Fronteira, o DOF já tirou de circulação em Mato Grosso do Sul 1.050 toneladas de drogas e recuperou 2.022 veículos que foram furtados ou roubados em diversos estados brasileiros.

Este ano os homens do DOF já apreenderam na região de fronteira 154,3 toneladas de drogas; 7,8 toneladas de agrotóxicos e prendeu 387 pessoas, a maioria por envolvimento com o tráfico de drogas.

Conforme o diretor do DOF, coronel Wagner Ferreira da Silva, o Departamento tem traduzido em seus números o trabalho que presta à segurança pública e paz social de todo o Brasil. “Isso só é possível graças ao empenho e comprometimento de cada policial, com colaboração de diversos atores. Por isso, a outorga da Medalha Águia da Fronteira é, além do reconhecimento aos esforços dessas pessoas, um congraçamento do cidadão de bem frente às vitórias do dia-a-dia no enfrentamento ao crime na Fronteira”, destaca.

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.