Defensoria destaca avanços das políticas públicas LGBT em seminário estadual
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou do Seminário Estadual de Políticas Públicas LGBT+ e Controle Social e do Seminário Nacional de Gestão de Políticas Públicas da classe.
A programação foi realizada no auditório do Museu das Culturas Dom Bosco, em Campo Grande entre os dias 1 e 2 deste mês de setembro, onde os convidados foram recepcionados pelo o secretário da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), Eduardo Romero.
Os encontros tiveram como objetivo potencializar a discussão das políticas públicas voltadas a esse público para a garantia do diálogo.
Os eventos foram organizados pela Sesic e subsecretaria Estadual de Políticas Públicas LGBT e Defensoria foi representada pelo coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensor Mateus Augusto Sutana e Silva.
“Abordamos as conquistas que o controle social teve no avanço das políticas públicas LGBT. Inclusive, recentemente a Defensoria Pública de MS conseguiu que o Estado passasse a tipificar os crimes relacionados à LGBTfobia dentro do sistema de registro de ocorrências da polícia. Com isso, será possível coletar estatística e motivar o surgimento de novas políticas públicas. É impossível avançar sem o apoio da sociedade civil”, destacou o coordenador.
Participaram, ainda, dos seminários a secretária-adjunta da Secic, Katia Motti; o subsecretário Estadual de Políticas Públicas LGBT, Leonardo Bastos; o promotor de Justiça Douglas Teixeira; a delegada de Polícia Maira Pacheco e vice-presidente da CEPLGBT+, Tete Costa.