Defensoria de MS e ministra das Mulheres promovem reunião de escuta às demandas de lideranças indígenas
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, promoveram uma reunião de escuta às demandas das mulheres indígenas. O encontro aconteceu no prédio da Escola Superior da DPMS, em Campo Grande, no dia 17 de junho.
O encontro com a representante do Governo Federal foi uma iniciativa do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir) em parceria com o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem). A reunião contou com a presença da antropóloga do Nupiir, Elis Corrato, e a assessora jurídica do Nupiir, Bianca Cavalcante, que se deslocaram de Dourados à Capital.
“É papel da Defensoria garantir a defesa plena dos direitos das mulheres e, sobretudo da mulher indígena, sendo Mato Grosso do Sul, o Estado com a segunda maior população indígena do Brasil. Apoiar o movimento das mulheres indígenas, que têm desempenhado um papel fundamental no avanço dos direitos coletivos e individuais dos indígenas, é o objetivo da Defensoria, enquanto guardiã dos vulneráveis”, destacou a coordenadora do Nudem, Zeliana Sabala.
A ministra Cida garantiu que as demandas serão alinhadas junto à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.
“Ouvi com atenção às demandas das mulheres lideranças indígenas de diferentes regiões do Mato Grosso do Sul e diferentes etnias (Guarani, Terena, Kaiowa, Kadwéu e Guató). Elas trouxeram fortes relatos de violência contra as mulheres e meninas de suas comunidades. Foi um importante momento de escuta, que será levado também à minha parceira e ministra Sonia Guajajara, a fim de que juntas busquemos soluções”, pontuou a ministra.
Também participaram da reunião a assessora de defensor público de primeira instância, Camila Santos, a assistente social do Nudem, Elaine França e a assessora parlamentar Kátia Motti.