Tempestade atinge Dourados, derruba árvores e causa estragos pela cidade
Estação agrometeorológica em atividade no município apurou 64.7 milímetros de chuva em apenas 1 hora e 24 minutos e ventos de 39 quilômetros por hora
Alerta de tempestade emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) se confirmou na tarde desta terça-feira (1) e Dourados enfrenta estragos causados por chuva volumosa e ventos fortes.
De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, rajadas de 39 quilômetros por hora foram registradas às 16h44.
Com base na escala de Beaufort, que classifica a força dos ventos em 11 categorias, desde Calmo (velocidade inferior a 2 km/h, escala 0) até Tornado (velocidade superior a 100 km/h, escala 10), foi emitido alerta de ventos fortes na cidade.
Além disso, a estação agrometeorológica em atividade no município apurou 64.7 milímetros de chuva no decorrer de apenas 1 hora e 24 minutos.
Durante a manhã, o Inmet havia divulgado o alerta de perigo de tempestade para Dourados e região, vigente até às 10h de quarta-feira (2).
Conforme esse aviso meteorológico, havia risco de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao dia, além de ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora e queda de granizo.
Outros riscos assinalados no alerta foram de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
A reportagem da 94FM apurou quedas de árvores na Avenida Weimar Gonçalves Torres, esquina com a Rua José de Alencar, na Rua Aquidauana, entre as Major Capilé e Oliveira Marques, e ruas alagadas desde a área central até a Rua Monte Alegre.
*Matéria editada para atualização dos dados referentes ao volume de chuva registrado nesta tarde.