Projeto oferece práticas de leitura e escrita para funcionários terceirizados da UFGD

As trabalhadoras venezuelanas estão superando os desafios da Língua Portuguesa

  • Assessoria/UFGD
Foto: Divulgação/UFGD
Foto: Divulgação/UFGD

Buscando aproximar quem presta serviços terceirizados na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) ao cotidiano acadêmico, um projeto de extensão coordenado pela Editora da universidade vem ressignificando os espaços e as relações no ambiente de trabalho. “Lendo com quem cuida: ações de integração e leitura com terceirizadas(os) na UFGD” propõe o acolhimento desses funcionários por meio de grupos de leitura, incluindo alfabetização e letramento, proporcionando acesso ao conhecimento e à discussão de ideias.

De acordo com a coordenadora da Editora, Marise Frainer, “estar à margem da universidade, mesmo estando dentro desse espaço de trabalho, distancia essas pessoas da socialização do conhecimento, proposta que consta nas bases de fundação da UFGD e também da Editora da UFGD”. A coordenadora conta que a ideia é um desdobramento do projeto de extensão “Ouvindo quem cuida: ações de integração com terceirizados na UFGD”, idealizado pelo professor Marcílio Rodrigues Lucas, do curso de Ciências Sociais.

O “Lendo com quem cuida” iniciou em abril, a seleção dos participantes foi feita por aplicação de questionário para cadastro e as turmas foram divididas de acordo com as necessidades dos alunos. Hoje, o projeto atende 10 trabalhadores em três turmas: alfabetização e letramento; leitura e escrita em língua portuguesa; leitura e escrita em língua portuguesa para trabalhadoras venezuelanas.

Uma destas trabalhadoras é Daniela José Balza Crespo, venezuelana que reside em Dourados há 2 anos e vê o projeto como uma oportunidade para aprender português com clareza e falar fluentemente. Segundo Daniela, o “Lendo com quem cuida” já melhorou bastante sua leitura e está ajudando a quebrar barreiras e se expressar com mais facilidade. “Estou desenvolvendo mais entendimento e facilidade na comunicação pessoal, profissional e no ambiente de trabalho. Estou muito animada, com desejo de continuar no projeto e, o mais importante: colocar todo esse conhecimento em prática”, afirma com empolgação.

SOBRE O PROJETO

“Lendo com quem cuida” insere a leitura no centro das atividades e dá início ao processo de letramento, quando preciso, com o apoio pedagógico necessário, a partir da alfabetização. O projeto prevê, ainda, doação de livros aos participantes, aproximando-os do cotidiano de atividades do meio universitário. Assim, a situação de invisibilidade social diária vivenciada por esses trabalhadores pode ser revertida, aproximando-os da leitura e de todas as possibilidades que ela descortina.

Os grupos de estudos de letramento para brasileiros são ministrados pelas servidoras Cynara Piruk e Wanessa Silva, revisoras da Editora UFGD; e as aulas para as migrantes são ministradas pela professora convidada Rozana Daza. Além disso, o projeto tem a colaboração da Prefeitura Universitária e do PET Letras, bem como o apoio dos docentes Luciana Coelho, Célia Delácio e Marcílio Rodrigues.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.