Projeto de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica promove bazar de 7 a 14 de abril em Dourados

  • Francielle Oliveira
Divulgação
Divulgação

O Instituto Psicologia Humanista de Dourados, responsável pelo projeto: “Empodera Psi - Grupo de Apoio a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar” realizará o ‘Bazar Empodera’, de 7 a 14 de abril, na sede do Instituto, localizado na rua Ciro Melo, 3130.

De acordo com Américo Dinizz, um dos responsáveis pelo Instituto, o objetivo do bazar é arrecadar fundos, visando expandir o projeto, aperfeiçoar questões de segurança das mulheres vítimas de violência doméstica e também para começar a dar mais visibilidade para que outras mulheres tenham acesso e possam ser ajudadas.

O bazar vai funcionar das 8h às 19h e conta com peças à partir de R$ 15, com preço máximo de R$ 50 e inclui roupas, calçados, acessórios, entre outros. Américo afirma que todas as peças do bazar foram doadas por amigos dos responsáveis pelo Instituto. Ele afirma ainda que, apesar das peças não serem de marcas, estão em ótimo estado de conservação.

Quem tiver interesse em ajudar o projeto ou doar peças, de boa qualidade, para que possam ser vendidas no bazar, Américo pede que entre contato direto com ele pelo telefone: 67- 99133-8529.

O Projeto

As mulheres estão sendo ameaçadas, espancadas, estupradas e morrendo dentro de casa, onde deveria ser o local de sua segurança e proteção.

Conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, cerca de trinta mulheres sofrem agressão física por hora; uma mulher é vítima de estupro a cada 10 minutos; três mulheres são vítimas de feminicídio a cada um dia no Brasil. Além disso, 90% das mulheres declaram ter medo de violência sexual.

Em Dourados não é diferente, conforme dados da Guarda Municipal, somente em 2021, foram realizados 250 atendimentos às vítimas de violência doméstica, levando a prisão de aproximadamente 100 autores de agressões físicas, psicológicas ou por descumprirem as Medidas Protetivas de Urgência.

Foi pensando nisso que um grupo de psicólogos de Dourados, fundadores do Instituto Psicologia Humanista, criaram o projeto “Empodera Psi - Grupo de Apoio a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar”.

“As mulheres são encaminhadas através da 4ª Vara Criminal do Fórum, pela Delegacia de Atendimento à Mulher de Dourados e pela Defensoria Pública. Essas mulheres iniciam o processo de retirar a medida protetiva com o projeto. São ofertadas duas sessões individuais com psicólogos para orientá-las e mais um encontro de grupo com aquelas que foram atendidas no mês, com palestras e também para que ela possam compartilhar as histórias delas”, explica Américo Dinizz.

Dinizz afirma que o grupo existe há 2 anos e trata-se de um projeto particular, totalmente gratuito, que atualmente tem como parceiros o TJ-MS e uma universidade local que conta com estágios para alunos dentro do projeto.

 Família Azul

Além do atendimento à mulheres em situação de violência doméstica, o Instituto possui ainda um projeto chamado Família Azul.

Trata-se de um grupo de acolhimento e apoio psicológico para mães de autistas.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.