Prefeitura de Dourados admite falta de medicamentos na rede pública

"É uma situação muito difícil, é extremamente vergonhoso", desabafou uma douradense.

  • Karol Chicoski
Falta de medicamentos no PAM de Dourados. ((Foto: Divulgação/94FM))
Falta de medicamentos no PAM de Dourados. ((Foto: Divulgação/94FM))

Na manhã de ontem (28), uma douradense procurou a 94FM para relatar a falta de medicamentos na farmácia do Pronto Atendimento Médico (PAM) de Dourados. Segundo a paciente, enquanto o profissional a atendia, ela viu a falta de vários remédios, que dos 24 espaços dentro do armário que ficam os medicamentos, nove estavam vazios.

Outro caso é da paciente Vanessa, que preferiu ser identificada somente pelo primeiro nome, que desde 2007 não consegue a medicação completa. Ela disse que já chegou a recorrer com um processo judicial para pedir a sua medicação ao município, que é a Lantus, a insulina que usa. “Eu preciso dessa insulina, porque as outras que eu usava antigamente não regulava a minha glicemia, minha diabete”.

Vanessa explica que todo mês pega a insulina pela Prefeitura, e que ultimamente está retirando na Unidade de Regulação de Medicamentos e Insumos (URMI), que fica na Rua Coronel Ponciano, no Parque dos Jequitibás, mas de acordo com ela, há cinco meses que não consegue a medicação. “Eu preciso de 8 a 10 canetas de insulina por de mês, e somente às vezes os profissionais me dão uma, então está bem complicado”. Ela ainda diz que quando vai retirar a medicação, eles só falam que não tem.

“Eu não posso ficar sem usar a insulina, se eu ficar dois dias sem, sou internada. Cada caneta custa em torno de R$ 120,00. Eu estou precisando pegar dinheiro emprestado ou comprar com cheque, tenho que me virar para conseguir, porque o diabético não pode ficar sem insulina de jeito nenhum, os prejuízos para a saúde são muitos. É uma situação muito difícil, é extremamente vergonhoso, porque nunca, desde 2007, eu consigo pegar toda a medicação, mesmo sendo judicial, é bem complicado.” Desabafou. 

Ouvintes da rádio também relataram a falta de medicamento no Hospital da Vida e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento Dourados).

A redação da 94FM procurou informações para esclarecer a falta de remédios na rede pública. Sebastião Nogueira, secretário municipal de saúde, confirmou a falta de medicamentos e, que segundo ele, os mesmos já foram solicitados e vão chegar em alguns dias. “Em relação aos medicamentos do munícipio, informamos que realmente estamos com a falta de alguns, mas os contratos já foram assinados e já foi feito o encaminhamento, que deverão ser entregues em alguns dias”.

Nogueira justificou a falta da medicação à população douradense pela demora de alguns fornecedores. “Ainda há atraso de alguns remédios devido a não entrega de alguns fornecedores”.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.