Mesmo com conscientização, depredação de placas de trânsito é grande em Dourados
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3428 2776. Quando se tratar de fragrante a pessoa pode ligar diretamente na Guarda Municipal, no telefone 193.
Mesmo com fiscalização e campanhas de conscientização constantes, são grandes os casos de depredação de placas de sinalização vertical de trânsito em Dourados. Por conta do vandalismo é preciso repor em torno de 20 placas por dia, o que gera grande prejuízo aos cofres públicos.
A diretora de Trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Fabiane Amorim, afirma que a Agetran e a Guarda Municipal fiscalizam e realizam constantes campanhas de conscientização para tentar por fim à depredação, mas os casos persistem.
Diante da dificuldade de se obter sucesso com os adultos, há um esforço com as crianças. Na Semana do Trânsito, por exemplo, a Agetran montou uma encenação na praça Antônio João mostrando os dois caminhos do trânsito, o da educação e o sem lei. No caminho sem lei as crianças entenderam o perigo de um trânsito com sinalização deficiente provocada pelo vandalismo.
Esse trabalho de conscientização, cuidado no trânsito e orientação para a preservação dos bens públicos é feito regularmente nas escolas públicas e particulares. “É uma ação constante para que as crianças cresçam conscientes e no futuro respeitem e preservem o patrimônio público e ajudem a construir um trânsito mais seguro”, diz Fabiane.
Ao mesmo tempo, a Agetran desenvolve um trabalho de conscientização nas empresas, cumprindo a sua função de não somente fiscalizar, mas também preparar as pessoas para respeitem a sinalização e se solidarizem em todos os aspectos para que o trânsito seja cada vez mais seguro.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3428 2776. Quando se tratar de fragrante a pessoa pode ligar diretamente na Guarda Municipal, no telefone 193. A pessoa também pode usar o telefone celular para filmar o ato de depredação, encaminhando o arquivo para a Guarda Municipal, Polícia Civil ou Polícia Militar.
Destruir placas de sinalização das vias públicas é crime, previsto no Artigo 163 do Código penal Brasileiro. A pena prevista é detenção de um a seis meses ou multa.
A grande maioria das placas destruídas são as de Pare e em seguida vem as de quebra-molas. A parte da placa mais danificada é o poste, que geralmente é quebrado pelos vândalos. Apesar de ser feito de material composto, que é bem mais resistente que a madeira, mesmo assim os vândalos conseguem quebrá-lo.