Marçal cobra ativação de castramóvel em Dourados

  • Redação 94 FM
Dourados vai ganhar o primeiro castramóvel - Foto: Reprodução
Dourados vai ganhar o primeiro castramóvel - Foto: Reprodução

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) cobra da prefeitura de Dourados a ativação de castramóvel. Ele destinou R$ 150 mil em recurso para a administração municipal adquirir um veículo destinado a castrar cães e gatos, mas até agora o serviço não foi efetivado na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Conforme processo número 27/010084/2021, da Secretaria de Estado de Saúde, o pagamento do recurso foi destinado ao Fundo Municipal de Saúde de Dourados no dia 30 de dezembro de 2021. Com o dinheiro na conta, a prefeitura já pode adquirir o veículo, que será usado por profissionais veterinários para percorrer bairros da cidade com mutirão de castração."

A população aguarda com ansiedade a efetivação deste projeto, de castrar animais de forma gratuita. Muitas pessoas têm cobrado uma data de início das castrações, mas agora depende da prefeitura, que precisa adquirir o veículo e criar um projeto para iniciar os trabalhos", explica o deputado Marçal Filho.

Este é o primeiro castramóvel que Dourados receberá e as castrações ficarão sob a responsabilidade do CCZ (Centro de Controle e Zoonoses).  Em tempos de pandemia, o número de animais abandonados aumentou.

Com isso, o castramóvel poderá promover o controle populacional dos animais em situação de rua e os que convivem com pessoas de baixa renda. A castração, além de ser importante para combater a reprodução descontrolada, também diminui os casos de violência e maus-tratos.

Quando exerceu mandato de deputado federal, Marçal foi quem garantiu recursos para a construção do CCZ de Dourados, órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais, por meio do controle de pragas urbanas como baratas, ratos, mosquitos, entre outros, e pelo controle das populações de animais domésticos.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.