HU-UFGD realiza palestras sobre gravidez e parto na V Semana de Segurança do Paciente

  • Assessoria/HU-UFGD
Foto: Divulgação/HU-UFGD
Foto: Divulgação/HU-UFGD

O tema escolhido este ano para marcar o Dia Mundial da Segurança do Paciente, em 17 de setembro, é “Cuidado Materno e Perinatal Seguro”, com a chamada para a ação por um “Parto Seguro e Respeitoso”, coincidindo com as ações de melhora na assistência e instalação da maternidade do hospital no prédio da UMC

A quinta edição da Semana de Segurança do Paciente do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) tem início nesta segunda-feira (13) e prossegue até sexta, dia 17 de setembro, data em que é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. 

A V Semana de Segurança do Paciente do HU-UFGD terá na programação um ciclo de palestras, todas online, abordando assuntos de interesse dos profissionais da Saúde, mas contemplando também o público externo, com transmissões ao vivo pelo canal Youtube do hospital.

O tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Segurança do Paciente deste ano foi “Cuidado Materno e Neonatal Seguro”, acompanhado pelo chamado à ação “Aja agora para o parto seguro e respeitoso!”. A motivação é buscar a redução das altas taxas de mortalidade perinatal, tanto materna como neonatal, cujas causas são, em grande parte, evitáveis. 

Ciclo de Palestras

Segunda-feira (13/09) - 10h - Sepse na gestação - para colaboradores, residentes e acadêmicos. Palestrante: Andyane Tetila, médica infectologista (HU-UFGD.

Terça-feira (14/09) - Saúde da gestante - aberto à comunidade.

9h - Direitos das Mulheres. Palestrante: Ângela Rios, fisioterapeuta (HU-UFGD)

14h - A hora do parto: normal ou cesariana? Palestrante: Renata Rodrigues, enfermeira obstetra (HU-UFGD)

19h30 - Cuidados da mulher em rede e Planejamento Familiar. Palestrantes: Ana Carla Tamisari, enfermeira obstetra (HU-UFGD) e Mariana Faria (Rede Cegonha)

Quarta-feira (15/09) - Nascimento Seguro - aberto à comunidade.

9h - COVID-19: amamentação e riscos para o bebê. Palestrante: Amanda Stefanello, fisioterapeuta (HU-UFGD)

10h - COVID-19 na gestação. Palestrante: Andyane Tetila, médica infectologista (HU-UFGD)

14h - Contato pele a pele e o banho do bebê. Palestrante: Lívia Campos, enfermeira obstetra (HU-UFGD)

15h - Identificação de pacientes e prevenção de quedas. Palestrantes Fuad Fayez Mahmoud e Graciela Mendonça Bet, enfermeiros (HU-UFGD)

Quinta-feira (16/09) - Parto Seguro - para colaboradores, residentes e acadêmicos.

9h - Ferramenta MEOWS e bundles de prevenção. Palestrante: Paulo Borem, médico especialista em segurança do paciente (IHI)

10h30 - Hipertensão gestacional. Palestrante: Anna Gabriela Ledesma, médica obstetra (HU-UFGD)

13h30 - Hemorragia pós-parto. Palestrante: Alessandro Postal, médico obstetra (HU-UFGD)

15h - Check-list de Parto Seguro. Palestrante: Cibelly Alves Neves, enfermeira (HUB)

Atividade prática: Cuidados neonatais no nascimento - Natalia Garoni Martins, médica neonatologista e Alexandre Mendonça, enfermeiro (HU-UFGD)

Sexta-feira (17/09) - aberto à comunidade. 

10h - Cuidados ao recém-nascido prematuro. Palestrante: Alexandre Mendonça, enfermeiro (HU-UFGD)

16h - Saúde mental na gestação. Palestrante: Valdirene Rigoni, psicóloga

A programação dirigida a colaboradores, residentes e acadêmicos será transmitida pela plataforma Teams, com link de acesso enviado previamente. A programação aberta à comunidade será transmitida pelo Youtube: https://www.youtube.com/c/UnidadedeComunicaçãoHUUFGD.

UMC

As datas relativas à Segurança do Paciente este ano coincidem com a efetivação da mudança de prédio da Maternidade do HU-UFGD para o prédio da Unidade da Mulher e da Criança (UMC). Em funcionamento desde o início do mês, as novas instalações da Maternidade já estão atendendo todos os serviços de ginecologia e obstetrícia, inclusive no Centro de Parto Normal (CPN).

Tatiane Rodrigues, 21 anos de idade, com 40 semanas de gestação, foi a primeira a ter parto no num dos quartos individuais de PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto) do novo CPN, no dia 2 de setembro, por volta das 15h, dando à luz a menina Lívia, com 3,7 kg, com a participação do pai da bebê, Jeferson Martins, de 27 anos, como acompanhante. Foi o primeiro parto de Tatiane, que classificou a experiência como “muito satisfatória” e fez um agradecimento emocionado à equipe de Enfermagem Obstétrica que a assistiu. “Dá muito alívio, num momento assim, a gente encontrar pessoas com tanta empatia e com tanto afeto”, disse Tatiane.

Para uma Vinda Bem-vinda e Casal Grávido

A Ação de Encerramento da V Semana de Segurança do Paciente do HU-UFGD será o anúncio da retomada dos Projetos “Para uma Vinda bem-vinda” (visita das gestantes à maternidade) e “Casal Grávido” (orientações para o parto), desenvolvidos pela Maternidade e suspensos desde o ano passado, em virtude da pandemia. Os detalhes de funcionamento e horários das atividades serão divulgados logo após o encerramento das atividades da Semana.

Sobre a Rede Ebserh

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ligada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do SUS, e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde.

Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.