HU-UFGD realiza palestras sobre gravidez e parto na V Semana de Segurança do Paciente
O tema escolhido este ano para marcar o Dia Mundial da Segurança do Paciente, em 17 de setembro, é “Cuidado Materno e Perinatal Seguro”, com a chamada para a ação por um “Parto Seguro e Respeitoso”, coincidindo com as ações de melhora na assistência e instalação da maternidade do hospital no prédio da UMC
A quinta edição da Semana de Segurança do Paciente do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) tem início nesta segunda-feira (13) e prossegue até sexta, dia 17 de setembro, data em que é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente.
A V Semana de Segurança do Paciente do HU-UFGD terá na programação um ciclo de palestras, todas online, abordando assuntos de interesse dos profissionais da Saúde, mas contemplando também o público externo, com transmissões ao vivo pelo canal Youtube do hospital.
O tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Segurança do Paciente deste ano foi “Cuidado Materno e Neonatal Seguro”, acompanhado pelo chamado à ação “Aja agora para o parto seguro e respeitoso!”. A motivação é buscar a redução das altas taxas de mortalidade perinatal, tanto materna como neonatal, cujas causas são, em grande parte, evitáveis.
Ciclo de Palestras
Segunda-feira (13/09) - 10h - Sepse na gestação - para colaboradores, residentes e acadêmicos. Palestrante: Andyane Tetila, médica infectologista (HU-UFGD.
Terça-feira (14/09) - Saúde da gestante - aberto à comunidade.
9h - Direitos das Mulheres. Palestrante: Ângela Rios, fisioterapeuta (HU-UFGD)
14h - A hora do parto: normal ou cesariana? Palestrante: Renata Rodrigues, enfermeira obstetra (HU-UFGD)
19h30 - Cuidados da mulher em rede e Planejamento Familiar. Palestrantes: Ana Carla Tamisari, enfermeira obstetra (HU-UFGD) e Mariana Faria (Rede Cegonha)
Quarta-feira (15/09) - Nascimento Seguro - aberto à comunidade.
9h - COVID-19: amamentação e riscos para o bebê. Palestrante: Amanda Stefanello, fisioterapeuta (HU-UFGD)
10h - COVID-19 na gestação. Palestrante: Andyane Tetila, médica infectologista (HU-UFGD)
14h - Contato pele a pele e o banho do bebê. Palestrante: Lívia Campos, enfermeira obstetra (HU-UFGD)
15h - Identificação de pacientes e prevenção de quedas. Palestrantes Fuad Fayez Mahmoud e Graciela Mendonça Bet, enfermeiros (HU-UFGD)
Quinta-feira (16/09) - Parto Seguro - para colaboradores, residentes e acadêmicos.
9h - Ferramenta MEOWS e bundles de prevenção. Palestrante: Paulo Borem, médico especialista em segurança do paciente (IHI)
10h30 - Hipertensão gestacional. Palestrante: Anna Gabriela Ledesma, médica obstetra (HU-UFGD)
13h30 - Hemorragia pós-parto. Palestrante: Alessandro Postal, médico obstetra (HU-UFGD)
15h - Check-list de Parto Seguro. Palestrante: Cibelly Alves Neves, enfermeira (HUB)
Atividade prática: Cuidados neonatais no nascimento - Natalia Garoni Martins, médica neonatologista e Alexandre Mendonça, enfermeiro (HU-UFGD)
Sexta-feira (17/09) - aberto à comunidade.
10h - Cuidados ao recém-nascido prematuro. Palestrante: Alexandre Mendonça, enfermeiro (HU-UFGD)
16h - Saúde mental na gestação. Palestrante: Valdirene Rigoni, psicóloga
A programação dirigida a colaboradores, residentes e acadêmicos será transmitida pela plataforma Teams, com link de acesso enviado previamente. A programação aberta à comunidade será transmitida pelo Youtube: https://www.youtube.com/c/UnidadedeComunicaçãoHUUFGD.
UMC
As datas relativas à Segurança do Paciente este ano coincidem com a efetivação da mudança de prédio da Maternidade do HU-UFGD para o prédio da Unidade da Mulher e da Criança (UMC). Em funcionamento desde o início do mês, as novas instalações da Maternidade já estão atendendo todos os serviços de ginecologia e obstetrícia, inclusive no Centro de Parto Normal (CPN).
Tatiane Rodrigues, 21 anos de idade, com 40 semanas de gestação, foi a primeira a ter parto no num dos quartos individuais de PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto) do novo CPN, no dia 2 de setembro, por volta das 15h, dando à luz a menina Lívia, com 3,7 kg, com a participação do pai da bebê, Jeferson Martins, de 27 anos, como acompanhante. Foi o primeiro parto de Tatiane, que classificou a experiência como “muito satisfatória” e fez um agradecimento emocionado à equipe de Enfermagem Obstétrica que a assistiu. “Dá muito alívio, num momento assim, a gente encontrar pessoas com tanta empatia e com tanto afeto”, disse Tatiane.
Para uma Vinda Bem-vinda e Casal Grávido
A Ação de Encerramento da V Semana de Segurança do Paciente do HU-UFGD será o anúncio da retomada dos Projetos “Para uma Vinda bem-vinda” (visita das gestantes à maternidade) e “Casal Grávido” (orientações para o parto), desenvolvidos pela Maternidade e suspensos desde o ano passado, em virtude da pandemia. Os detalhes de funcionamento e horários das atividades serão divulgados logo após o encerramento das atividades da Semana.
Sobre a Rede Ebserh
Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ligada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do SUS, e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde.
Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos.