Falta de energia mata 5 mil frangos por causa do calor em aviários de Dourados
Falta de energia elétrica comprometeu os sistemas que ventilam e refrigeram o habitante com a nebulização
Avicultores da zona rural do município de Dourados estimam ter perdido mais de 5 mil frangos mortos neste domingo (23) por causa da interrupção do fornecimento de energia elétrica.
A reportagem da 94FM apurou com Jaime Pieretti que as mortes ocorreram em decorrência do calor intenso, já que a falta de energia elétrica comprometeu os sistemas que ventilam e refrigeram o habitante com a nebulização.
Segundo o avicultor, a interrupção do fornecimento de energia elétrica começou pouco depois das 7h e só foi retomado às 10h30. Somente nos dois aviários que ele mantém no Travessão do Guilherme, região de Indápolis, distrito de Dourados, morreram aproximadamente 3 mil frangos.
Dona de um aviário vizinho, Dalva Helena Antoniassi usou as redes sociais para mostrar os prejuízos causados pela falta da energia elétrica e criticou a demora no atendimento do plantão da Energisa. Na propriedade da família dela, morreram mais de 2,6 mil frangos.
A Energisa enviou nota à 94FM para esclarecer esse ocorrido. Confira na íntegra:
"A Energisa esclarece que possui relação contratual com a Cooperativa autorizada, sendo esta, a responsável pelo fornecimento e distribuição de energia elétrica aos clientes rurais subsidiados no local, assim, reforçamos que a Energisa não possui relação com o fato.
Importante destacar que a empresa que atende diretamente os consumidores deve possuir estrutura adequada e disponibilidade para suprir seus clientes, inclusive, com a previsão de fontes alternativas para maior confiabilidade no fornecimento, de responsabilidade da mesma.
Por fim, a Energisa explica que o fornecimento para a cooperativa está dentro dos termos e indicadores estabelecidos no contrato, atendendo assim todos os padrões e prazos regulatórios".
Matéria editada para acréscimo de informações.