Exposição fotográfica de crianças com autismo em Dourados

Exposição de fotos da rotina de autistas acontece no Shopping Avenida Center ((A. Frota))
Exposição de fotos da rotina de autistas acontece no Shopping Avenida Center ((A. Frota))

Com objetivo de apresentar à sociedade de Dourados a vida diária de crianças e adolescentes autistas, a Prefeitura de Dourados, através da secretaria de Saúde e de Educação, em parceria com AAGD (Associação dos Autistas da Grande Dourados) e a fotógrafa Verônica Kupfer, realizam a 1ª mostra de fotos envolvendo autistas durante os projetos de musicalização, ecoterapia, atividades físicas e salas multifuncionais.

O evento acontece no Shopping Avenida Center, no centro de Dourados. Começou na quarta-feira e segue até dia 20 (quarta-feira da semana que vem).

A mostra registra através de fotos as rotinas de algumas das intervenções terapêuticas que as crianças e adolescentes autistas passam diariamente durante projetos que são promovidos pela AAGD e Secretaria Municipal de Educação.

Saiba mais: Exposição fotográfica de crianças com autismo em Dourados; ‘olhando a vida por outro ângulo’

Essa 1ª mostra de fotos tem como objetivo apresentar “o autista” um pouco da sua vida nas terapias. O foco da lente vai além do diagnóstico, demonstra a sociedade não somente o autismo mais a singularidade de cada criança e adolescente que tem um brilho nos olhos, que refletem a pureza de um sorriso, de lágrimas e sentimentos.

O autismo é um distúrbio do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação, de imaginação e socialização. Essas manifestações podem ser mais ou menos intensas dependendo da gravidade com que se apresenta. As causas são ainda um desafio para a ciência. Autismo não tem cura, contudo muitos desses comportamentos podem ser amenizados por meio de uma série de intervenções.

A rotina de uma criança autista independentemente do grau do qual ela foi diagnosticada é permeada por terapias e atividades que vão promover as habilidades. Focando nas habilidades sociais, comunicativas, adaptativas e organizacionais.

Estas intervenções são específicas para cada autista, já que o TEA (Transtorno do Espectro Autista) tem em sua complexidade a característica da individualidade cada autista se apresenta de forma única, todos são diferentes entre si.

Exposição de fotos da rotina de autistas acontece no Shopping Avenida Center - A. Frota

Exposição de fotos da rotina de autistas acontece no Shopping Avenida Center – A. Frota

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.