Dourados tem alertas por ventos fortes e baixa umidade do ar em tarde quente

Às 12h51, a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste apurou rajadas de 35 quilômetros por hora

Dourados está há mais de 70 dias sem chuvas expressivas(Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)
Dourados está há mais de 70 dias sem chuvas expressivas(Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)

Dois alertas foram emitidos no início da tarde desta terça-feira (24) pelo Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste por causa de condições climáticas extremas em Dourados, com ventos fortes e baixa umidade relativa do ar.

Às 12h37, a estação agrometeorológica em atividade no município apurou índice de 19% e assinalou estado de alerta por riscos à saúde humana com base no critério da OMS (Organização Mundial da Saúde).

“Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele”, detalha o Guia Clima.

De 30% a 20% o nível de risco motiva estado de atenção, de 20% a 12% estado de alerta e abaixo de 12% estado de emergência.

Às 12h51, a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste apurou rajadas de 35 quilômetros por hora e divulgou o segundo alerta. Conforme a escala de Beaufort, que classifica a força dos ventos em 11 categorias, desde Calmo (velocidade inferior a 2 km/h, escala 0) até Tornado (velocidade superior a 100 km/h, escala 10), o Guia Clima emite alertas de Ventos Fortes quando ocorrem rajadas de vento com mais de 30 km/h (categoria Forte, escala 5) ou superior.

Já a temperatura, que teve mínima de 22.0ºC às 5h30, saltou para 36.3ºC durante a tarde, às 14h27. Dourados está sem chuvas expressivas há mais de 70 dias.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.