Dourados tem alertas de baixa umidade do ar, vendaval e declínio de temperatura
Inmet prevê mínima de 12ºC na sexta-feira e o CPTEC/INPE indica 11ºC no sábado em Dourados
Dourados está em uma zona geográfica com alertas de perigo potencial para baixa umidade relativa do ar, vendaval e declínio de temperatura. Isso é o que apontam avisos meteorológicos divulgados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O primeiro deles, com fim previsto para às 18h, indica que a umidade relativa do ar pode ter variação entre 30% e 20%. Apesar do baixo risco de incêndios florestais e à saúde, é recomendada ingestão de bastante líquido, que se evite desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Outro alerta pontua que até às 10 de quinta-feira (6) há risco de vendaval no município, com rajadas de vento variando entre 40 km/h e 60 km/h.
Por fim, o terceiro aviso meteorológica, com vigência das 17h de hoje e fim às 11h de amanhã, alerta para declínio acentuado de temperatura, maior que 5ºC, o que ocasiona riscos à saúde humana.
No entanto, as leituras climáticas feitas pela estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste, em atividade desde 1979, ainda não apontaram nenhuma das ocorrências alertadas.
Segundo o Guia Clima, até agora a temperatura teve os extremos marcados entre mínima de 15.9ºC às 4h52 e a máxima de 32.4ºC às 13h37. Em intervalo semelhante de tempo, a umidade relativa do ar despencou de 90% às 5h40 para 30% às 11h02.
O Inmet prevê mínima de 12ºC na sexta-feira (7) em Dourados. Já o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) indica 11ºC no sábado (8).