Dourados recebe comandantes militares de quatro países para conhecer Sisfron
Dourados recebeu nesta quinta-feira (13) a visita de comandantes dos Exércitos da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Os militares desses vizinhos sul-americanos vieram ver de perto o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), maior projeto do gênero em todo o mundo. Ainda em fase de implantação, o projeto piloto do Sisfron tem sede na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a Brigada Guaicurus.
Descrito pelo Escritório de Projetos do Exército Brasileiro como um “sistema integrado de sensoriamento, de apoio à decisão e de emprego operacional cujo propósito é fortalecer a presença e a capacidade de ação do Estado na faixa de fronteira”, o Sisfron “pretende fortalecer a capacidade de ação do Exército Brasileiro na faixa de fronteira, em uma área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados”, conforme o setor de comunicação da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
“A visita dos Comandantes dos Comandantes dos Exércitos do Cone Sul encerrou o programa da conferência que teve a finalidade de promover os intercâmbios e os programas de cooperação desenvolvidos entre os Exércitos participantes, permitindo aprofundar a aproximação entre as Forças, estreitando os laços de cooperação e amizade e incrementando as medidas de confiança mútua”, informou a Brigada Guaicurus em nota à imprensa.
Durante a visita desta quinta-feira, Dourados recebeu o Tenente-General Diego Luís Suñer (Chefe do Estado-Maior Geral do Exército Argentino), General de Exército Humberto Patricio Oviedo Arriagada (Comandante em Chefe do Exército Chileno), Raul Soza Matinez (adido militar representando o Paraguai) e General de Exército Guido Manini Ríos (Comandante do Exército Uruguaio) e ainda General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.