Câmara reelege presidente com um ano de antecedência após inscrição relâmpago de chapa
Chapa encabeçada por Laudir Munaretto (MDB) foi a única inscrita na disputa após um período relâmpago de inscrições iniciado na sexta-feira (4) e encerrado no sábado (5)
O vereador Laudir Munaretto (MDB) foi reeleito presidente da Câmara de Dourados para o biênio 2023/2024 na sessão desta segunda-feira (7), com um ano de antecedência. A chapa encabeçada por ele foi a única inscrita na disputa após um período relâmpago de inscrições iniciado na sexta-feira (4) e encerrado no sábado (5).
Com isso, embora ainda haja um ano para encerrar o biênio 2021/2022, composição da Mesa Diretora da Casa de Leis para a reta final da atual legislatura já está definida. Além de Laudir na presidência, Maurício Lemes (PSB) será o vice-presidência, Cemar Arnal (Solidariedade) o 1º secretário e Liandra Brambilla (PTB) a 2ª secretária.
Do grupo eleito hoje, apenas o atual vice-presidente, Juscelino Cabral (DEM), não será mantido. Mesmo assim, ainda tem todo o ano de 2022 pela frente na cúpula que comanda o Legislativo municipal.
A eleição da Mesa Diretora da Câmara normalmente ocorre ao fim do ano que marca o encerramento do primeiro biênio da legislatura. Porém, os vereadores de Dourados aprovaram a antecipação, conforme ato datado de quinta-feira (3) e publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município do dia seguinte.
A chapa encabeçada por Laudir Munaretto fez a inscrição ainda no fim da manhã de sexta-feira (4). Embora a Casa de Leis tenha funcionado em regime de plantão no sábado (5), das 8h30 às 14h30, para protocolo de chapas, não houve novo registro.
De acordo com o regimento interno da Câmara de Dourados, a Mesa Diretora é eleita pelo quórum de maioria absoluta dos vereadores, em votação nominal. O prazo para inscrições das chapas encerra 48 horas antes da eleição.