Após bloqueio, indígenas liberam rodovia e provavelmente voltam com a manifestação à tarde
A barreira que começou por volta das 08h40 de hoje, finalizou às 10h por causa da chuva forte.
Indígenas liberaram o bloqueio na MS-156, entre Dourados e Itaporã que foi fechado na manhã de hoje (26) pelos índios das aldeias Bororó e Jaguapiru, acompanhados de servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
De acordo com informações dos manifestantes, a barreira que começou por volta das 08h40 de hoje, finalizou às 10h por causa da chuva forte. Mas à tarde, o bloqueio deve voltar.
De acordo com informações dos manifestantes, o motivo do ato é a publicação do decreto 1907/2016, que municipaliza a saúde indígena, ou seja, o governo federal quer tirar os recursos que vão para a Sesai e repassar para o munícipio.
Sesai
A Sesai é a área do Ministério da Saúde responsável por coordenar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Criada em outubro de 2010, a Sesai surgiu a partir da necessidade de reformulação da gestão da saúde indígena no país, demanda reivindicada pelos próprios indígenas durante as Conferências Nacionais de Saúde Indígena.