Após bloqueio, indígenas liberam rodovia e provavelmente voltam com a manifestação à tarde

A barreira que começou por volta das 08h40 de hoje, finalizou às 10h por causa da chuva forte.

  • Karol Chicoski
Após bloqueio, indígenas liberam rodovia e provavelmente voltam com a manifestação à tarde

Indígenas liberaram o bloqueio na MS-156, entre Dourados e Itaporã que foi fechado na manhã de hoje (26) pelos índios das aldeias Bororó e Jaguapiru, acompanhados de servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

De acordo com informações dos manifestantes, a barreira que começou por volta das 08h40 de hoje, finalizou às 10h por causa da chuva forte. Mas à tarde, o bloqueio deve voltar.

De acordo com informações dos manifestantes, o motivo do ato é a publicação do decreto 1907/2016, que municipaliza a saúde indígena, ou seja, o governo federal quer tirar os recursos que vão para a Sesai e repassar para o munícipio.

Sesai

A Sesai é a área do Ministério da Saúde responsável por coordenar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Criada em outubro de 2010, a Sesai surgiu a partir da necessidade de reformulação da gestão da saúde indígena no país, demanda reivindicada pelos próprios indígenas durante as Conferências Nacionais de Saúde Indígena.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.