Após mostrar projeto a pais, prefeitura suspende licitação para reformar escola
Escola municipal no Jardim Guaicurus foi interditada pela Defesa Civil em setembro de 2021 por risco de queda do teto devido a avarias provocadas por cupins
A licitação aberta pela Prefeitura de Dourados para contratar empresa especializada na prestação de serviços de engenharia para execução de reforma da cobertura da Escola Municipal “Professora Maria da Conceição Angélica” foi suspensa.
Agendada para acontecer na quinta-feira (20), a Tomada de Preços nº 12/2021 tem valor estimado de R$ 1,6 milhão e era apontada pelo governo do município para solucionar a interdição que há quatro meses afeta estudantes da populosa região do Jardim Guaicurus, perto dos residenciais Dioclécio Artuzi e Harrison de Figueiredo.
A Defesa Civil interditou essa escola municipal em setembro de 2021 por risco de queda do teto devido a avarias provocadas por cupins. Desde então, apenas serviços administrativos ocorrem no local, fora das áreas de risco, e os mais de 900 alunos matriculados na unidade têm aulas remotas.
Em novembro do ano passado, após visitar a escola, o prefeito Alan Guedes (PP) “garantiu a destinação de recursos para a reforma da cobertura da instituição”, conforme noticiado no site institucional da prefeitura.
Posteriormente, no dia 8 de janeiro de 2022, depois que a 94FM noticiou queixas de pais de alunos temerosos quanto à possibilidade de mais tempo sem aulas presenciais para os filhos, a administração municipal informou que “a Escola Municipal Maria Conceição Angélica receberá a reforma completa de toda a estrutura do telhado da instituição”. (relembre)
“De setembro a dezembro, a Semop (Secretaria Municipal de Obras) preparou todo o projeto para substituir o telhado do local. Agora, no dia 20 de janeiro, será realizada a tomada de preços, que define a empresa ganhadora da licitação e que assumirá as obras. A previsão é que as obras sejam concluídas no ano letivo de 2022”, detalhou na resposta aos questionamentos da reportagem.
Mais recentemente, na terça-feira (18), a Prefeitura de Dourados noticiou no site institucional que “pais e representantes dos bairros que cercam a E.M. Professora Maria Conceição Angélica estiveram presentes nesta segunda-feira (17) para falar sobre as obras de reconstrução do telhado da instituição”, ocasião em que “o secretário municipal de Obras, Luis Gustavo Casarin, esteve presente e apresentou o projeto e explicou que o telhado contará com a estrutura metálica”.
Nesta quarta-feira (20), porém, edição suplementar do Diário Oficial do Município comunicou que a Secretaria Municipal de Administração suspendeu a toada de preços “até ulterior deliberação” em atendimento a “solicitação da Secretaria Municipal de Obras Públicas” que “se dá pela necessidade de adequações técnicas ao edital”.
Interditada pela Defesa Civil em setembro de 2021 por risco de queda do teto devido a avarias provocadas por cupins a Escola Municipal Professora Maria da Conceição Angélica desde então manteve as aulas remotas, mas com atendimentos presenciais, já que o setor administrativo da instituição não está nas áreas de risco e continua a receber pais e alunos.