Na Aced, candidatos ao governo estadual debaterão propostas; confira as regras

Debate agendado para ter início às 9h do próximo sábado (29) terá perguntas entre candidatos e questionamentos feitos pelo empresariado e por jornalistas da 94FM, TV RIT, e Jornal O Progresso

  • André Bento
Debate entre candidatos ao Governo do Estado será transmitido ao vivo pela 94FM (Foto: Divulgação)
Debate entre candidatos ao Governo do Estado será transmitido ao vivo pela 94FM (Foto: Divulgação)

O debate entre candidatos ao Governo de Mato Grosso do Sul agendado para o próximo sábado (29) no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) será oportunidade para eleitores conhecerem as propostas de cada um para o Estado. Com início às 9h e duração máxima de uma hora e meia, terá perguntas entre os participantes, questionamentos do empresariado e de jornalistas da Rádio 94FM, da TV RIT, e do Jornal O Progresso, mídias parceiras na divulgação do evento. 

Ao todo, serão quatro blocos e no primeiro haverá apresentação de cada candidato pela ordem já estabelecida em sorteio para distribuição dos púlpitos. Da esquerda para direita, em sentido horário, estarão Marcelo Bluma (PV), Junior Mochi (MDB), Juiz Odilon (PDT), Humberto Amaducci (PT), João Alfredo (PSOL), e Reinaldo Azambuja (PSDB).

O debate terá início com pergunta de candidato para candidato. Haverá sorteio para saber quem pergunta ou responde, e também para o tema. Quem questiona poderá fazer a réplica, e o respondente terá direito à tréplica.

Serão 30 segundos para pergunta, um minuto para resposta, 30 segundos para réplica e igual tempo para tréplica. Se não ater-se ao tema da pergunta durante sua resposta, o candidato será interrompido pelo mediador. “Nenhum candidato poderá ser escolhido mais de uma vez para perguntar ou responder”, define a ata da reunião que definiu as regras, realizada no dia 5 de setembro com participação dos representantes de cada coligação.

No segundo bloco, o mediador vai sortear uma pergunta entre as elaboradas pela Aced, pela Faems (Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul) e demais associações empresariais do Estado filiadas à federação. Depois sorteará o candidato para responder, com um minuto. “Cada candidato vai responder somente uma pergunta e terá um minuto para esta resposta”, acordaram os participantes.

No terceiro bloco cada candidato fará uma pergunta para outro, mas a ordem de quem questiona ou responde será sorteada, bem como o tema a ser abordado. Valerão os mesmos tempos e regras estabelecidos no primeiro bloco.

Debate entre candidatos ao Governo de MS será realizado no auditório da Aced (Foto: Divulgação)
Debate entre candidatos ao Governo de MS será realizado no auditório da Aced (Foto: Divulgação)

No quarto bloco, jornalistas da TV RIT, da Rádio 94FM, e do Jornal O Progresso farão perguntas aos candidatos. Anunciado o questionador, haverá sorteio do candidato alvo da pergunta. Haverá um minuto para resposta e cada candidato vai responder uma única vez.

Por fim, cada candidato terá um minuto para considerações finais. Haverá um comitê da produção para avaliar eventuais direitos de respostas.

O debate terá transmissão ao vivo pela Rádio 94FM, pela TV RIT e pela Fanpage do Jornal O Progresso. No portal da Dona do Primeiro Lugar serão publicadas matérias instantâneas sobre o andamento do evento, ao longo dos blocos já programados.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.