Ciganos em Paris

  • Mazé Torquato Chotil
Ciganos em Paris

Vestida com roupas simples, mas sem o descuido ou as cores ou ainda o jeito conhecido e tradicional dos ciganos da Romênia. Não diria que faz parte daquela comunidade. Mas me engano. Deve ser cigana que vive na França há mais tempo dos que os que chegam nesses últimos tempos e inunda os lugares turísticos e outros cantos da cidade. Sapatos lustrados, unhas pintadas e cuidadas, ela deve ter acordado cedo, pois são apenas 6 horas da manhã. Ela pede uma moeda para “comer”, poder comprar comida. Jovem, dou lhe 18 / 20 anos. Pede aos jovens de sua idade. Tem um rosto indeciso, entre choro e feliz. Claro que deve ser uma representação para sensibilizar os “clientes”. Incrível como recolhe moedas. Quase todos os jovens a quem ela pede, dão! Nunca vi isso. Em geral as pessoas não fazem conta do pedido, com tantos que encontram no dia-a-dia ou porque pagam seus impostos para que o governo possa ajudá-los com um valor mínimo lhes possibilitando viver.

O pai deve ser aquele que tem um jornal nas mãos e também pede, mas sua estratégia é outra, ou seja, pede às pessoas de sua idade. Agora há pouco recebeu um croissant e um café. Deve partir para outro lado da estação para não ter concorrência? Agora a moça sai com um rapaz para fora da estação, depois de ter trocado informações sobre um tal hotel. Será que ela faz mais que pedir moedas?

Agora outra moça. Clara em relação à outra, mas deve ser da mesma família!? Não tem cara, mas tmabém deve ser do leste europeu, da Romênia, não tem traços dos ciganos franceses que a gente conhece por aqui, com peles mais claras e não pedem, mas vendem objetos nas feiras e nas festas de vilarejos.

Bom final de semana!