Empresas no Japão adotam 'caixas de soneca' para melhorar qualidade do ambiente de trabalho e produtividade
Empresas no Japão vão adotar nos seus ecritórios "caixas de soneca" para que os seus funcionários possam dormir durante o expediente. O momento de descanso, entretanto, será feito em pé! As estações de sono bizarras são destinadas a funcionários de "colarinho branco" que são conhecidos por muitas horas seguidas de trabalho. As empresas querem incentivar a adoção de um ambiente de trabalho "mais saudável", já que muitos trabalhadores estavam se trancando em cabines nos banheiros para tirar um soninho sentados em vasos sanitários, contou a Bloomberg News.
A criação é resultado do casamento da empresa de criação de móveis Itoki, de Tóquio, com a fornecedora de madeira compensada Koyoju Gohan, de Hokkaido.
A diretora de comunicações da Itoki, Saeko Kawashima, está confiante de que ofereça uma solução mais saudável para aqueles que desejam tirar uma soneca rápida durante o expediente.
"Acho que muitos japoneses tendem a trabalhar continuamente sem pausas. Esperamos que as empresas possam usar isso como uma abordagem mais flexível para o descanso", disse ela.
O design inicial foi feito para garantir que a cabeça, os joelhos e as costas estejam todos confortavelmente apoiados para que a pessoa não caia. Com pesquisas apontando para o descanso restaurador aumentando a produtividade, esse novo desenvolvimento pode levar os funcionários no Japão a tirar sonecas curtas ao longo do dia.
Nas redes sociais, entretanto, as críticas ao descanso vertical não são poucas, como estas no Twitter:
"O capitalismo sempre vence."
"Quem dorme como um pássaro?"
"As pessoas não são robôs que podem ser colocados num carregador. Dê a elas cápsulas onde possam se deitar."