Três Lagoas registrou 30 casos de tuberculose e 1 morte
A incidência é de 27,5 casos para cada 100 mil habitantes no município.

Somente neste ano foram registrados 30 novos casos de tuberculose em Três Lagoas (MS), uma pessoa morreu. A maioria que contraiu a doença é homem (22) e os demais casos (8) casos foram registrados em mulheres. A incidência é de 27,5 casos para cada 100 mil habitantes no município. Em todo o ano passado, foram registrados 40 casos da doença e uma morte.
De acordo com Antônio Carlos Modesto, fisioterapeuta e coordenador dos programas municipais de controle de tuberculose e hanseníase, da Secretaria de Saúde do município, a tuberculose é uma doença que pode ser controlada, porém, ela leva a morte se não receber a atenção merecida.
Os principais sintomas são: tosse com expectoração há mais de três semanas, febre baixa, principalmente ao entardecer, suores noturnos falta de apetite e perda de peso. Quem apresentar esses sintomas deve procurar uma unidade de saúde o quanto antes. “Todos os postos de saúde foram preparados para acompanhar pacientes com essa doença”, destacou. O tratamento dura, em média, seis meses.
A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. O paciente com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.