Restaurante alemão oferece cardápio da idade das pedras
O restaurante Sauvage Berlin, localizado na capital alemã, foi o primeiro do mundo a oferecer um cardápio inspirado na dieta do período paleolítico aos seus clientes. Os pratos, livres de glúten e carboidratos, são feitos a base de proteínas (carnes, sobretudo) e saladas, sem absolutamente nada industrializado. Ferramentas para cozinha eram raras e rústicas na Idade da Pedra Lascada, por isso, a maior parte dos alimentos é pouco cozida.
A decoração do restaurante, sucesso desde 2011, também remete ao período selvagem: mobiliário rústico e de madeira. Há também artes primitivas dispostas nas paredes e corredores do local.
Em entrevista anterior dada ao Daily Mail, o dono do estabelecimento, Boris Leite-Poço, disse que o cardápio não é efêmero e que o movimento por uma dieta mais natural não trata-se de uma moda. “Muitos clientes pensam que a dieta do Paleolítico é só uma tendência, mas na verdade se trata de um fenômeno mundial, com uma comunidade online que abrange o mundo inteiro”, contou.
Os pratos são servidos com um toque gourmet. Entre os informativos dispostos no site, constam panquecas feitas com raízes, castanhas e mandioca, batatas rústicas, bacon, carnes e ovos orgânicos.
Adeptos mais radicais da dieta, sucesso desde o fim de 2013 após ser aderida por celebridades, também evitam o consumo de sal e açúcar refinado. Andar descalço e não usar talheres também são opções para um estilo de vida que lembra o de 40 mil anos atrás.