Professores da Rede Municipal paralisaram hoje em Dourados

  • Simted
Foto: Portal MS/Arquivo
Foto: Portal MS/Arquivo

Professores e equipes de administrativo educacional da Rede Municipal de Ensino de Dourados farão paralisação total das atividades nas escolas municipais e centros de educação infantil nesta quinta-feira, 10 de março. A informação é do Simted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação).

A decisão foi tomada em assembleia na manhã desta segunda-feira. Conforme o Sindicato, “os profissionais da educação cansaram de esperar por uma proposta salarial para o magistério – que tem defasagem de quase 60% desde 2017 – e o administrativo educacional – que rejeitou na semana passada a proposta irrisória de 5% do governo municipal, menos da metade da inflação oficial acumulada no ano de 2021, que foi de 10,06%”.

O processo de negociação salarial se arrasta há quase dois anos sem que os educadores e educadoras tenham uma proposta de valorização profissional e que resgate a retomada do Piso para 20 horas do grupo magistério.

Enquanto a Rede Estadual e outros municípios avançam na retomada da implementação do Piso para 20 horas, a cidade de Dourados, conforme o Simted, atualmente paga o salário de professor abaixo do Piso Nacional do Magistério para 20 horas.

Os trabalhadores em educação prometem realizam nesta quinta-feira uma manifestação na sede da Prefeitura de Dourados, reivindicando a retomada urgente do processo de negociação salarial de reposição mínima da inflação do ano anterior para o administrativo e cumprimento do Piso Nacional de 33,24% do magistério.

A prefeitura ofereceu reajuste de 5% a todo o funcionalismo público. A proposta é rejeitada por todos, contudo, por ser uma classe forte e atuante, o Simted tem sido a única que realiza manifesto.

Os pais, no entanto, deverão consultar a escola ou Ceim do filho para verificar se haverá aula.



Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.