Pesquisadores de peixes levam a alunos importância da preservação do Pantanal

  • André Bento
Alunos de escolas de Glória de Dourados acompanharam atividades de pesquisadores na unidade da Uems no municíp... ()
Alunos de escolas de Glória de Dourados acompanharam atividades de pesquisadores na unidade da Uems no municíp... ()

Membros do Grupo de Estudos e Pesquisas de Peixes do Pantanal, o GEPPAN, realizaram uma série atividades com o objetivo de sensibilizar estudantes de escolas estaduais e municipais para preservação do bioma da maior planície alagável do mundo, uma riqueza ambiental que abrange trechos de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

Na unidade da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Glória de Dourados, os pesquisadores receberam alunos de escolas do município para ressaltar a importância da preservação desse bioma, descrito pela Biologia como “o conjunto dos seres vivos de uma área” ou também como “o conjunto de ecossistemas terrestres”.

De segunda-feira até quarta-feira (7) foram realizadas exposições de peixes, palestras e atividades lúdicas durante a Semana de Educação e Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Glória de Dourados.

As ações foram desenvolvidas por três alunos de graduação em Ciências Biológicas da Uems, Douglas Lopes, Charles Boffe, e Mateus Rojas, pela Gestora Ambiental da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) Ana Paula Lemke, pós-graduanda em Recursos Naturais, pela bióloga e professora do curso de Engenharia Ambiental nas unidades da Uems em Dourados e Glória de Dourados Kelly Vieira, e pela aluna de doutorado em Ecologia e Conservação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Patrícia Rondon.

"É necessário que as pesquisas e os conhecimentos produzidos nas universidades sejam acessíveis para toda a sociedade e em todos os níveis sociais. Assim, enquanto pesquisadores, estaremos comprometidos na construção de uma sociedade mais consciente”, ponderou Patrícia.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.