Pesquisadores de peixes levam a alunos importância da preservação do Pantanal
Membros do Grupo de Estudos e Pesquisas de Peixes do Pantanal, o GEPPAN, realizaram uma série atividades com o objetivo de sensibilizar estudantes de escolas estaduais e municipais para preservação do bioma da maior planície alagável do mundo, uma riqueza ambiental que abrange trechos de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.
Na unidade da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Glória de Dourados, os pesquisadores receberam alunos de escolas do município para ressaltar a importância da preservação desse bioma, descrito pela Biologia como “o conjunto dos seres vivos de uma área” ou também como “o conjunto de ecossistemas terrestres”.
De segunda-feira até quarta-feira (7) foram realizadas exposições de peixes, palestras e atividades lúdicas durante a Semana de Educação e Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Glória de Dourados.
As ações foram desenvolvidas por três alunos de graduação em Ciências Biológicas da Uems, Douglas Lopes, Charles Boffe, e Mateus Rojas, pela Gestora Ambiental da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) Ana Paula Lemke, pós-graduanda em Recursos Naturais, pela bióloga e professora do curso de Engenharia Ambiental nas unidades da Uems em Dourados e Glória de Dourados Kelly Vieira, e pela aluna de doutorado em Ecologia e Conservação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Patrícia Rondon.
"É necessário que as pesquisas e os conhecimentos produzidos nas universidades sejam acessíveis para toda a sociedade e em todos os níveis sociais. Assim, enquanto pesquisadores, estaremos comprometidos na construção de uma sociedade mais consciente”, ponderou Patrícia.