Livro busca reescrever a história do ensino secundário no Brasil no período de 1942 a 1961
O livro “Implantação e Expansão Regional do Ensino Secundário Brasileiro – volume 1”, organizado pelas professoras Eurize Caldas Pessanha (UFGD) e Fabiany de Cássia Tavares Silva (UFMS), está divulgando os resultados do projeto “Ensino Secundário no Brasil em Perspectiva Histórica e Comparada (1942-1961)”, desenvolvido pelo esforço coletivo de uma equipe formada por 40 pesquisadores, além de doutorandos, mestrandos e graduandos de 25 instituições.
No prefácio, a professora Libânia Xavier, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ressalta que a contribuição efetiva da coletânea está na oportunidade de conhecer os desafios históricos, ao lado das políticas que orientaram a organização e a expansão do ensino secundário no país, que no livro envolve os cursos ginasial e colegial.
Para quem irá ler em 2021 os estudos sobre o período de 1942 a 1961, Libânia Xavier deseja que “as histórias daqueles que defenderam valores republicanos pautados na oferta de educação pública e gratuita a todos e que defenderam as bandeiras da laicidade e da educação democrática sirvam de inspiração para mestres e gestores, estudantes e pesquisadores, em contraponto com as forças que confrontam e negam a relevância social e política da escola pública e democrática”.
Pautado na ideia de mapa, o volume 1 da coletânea está organizado em três partes: Parte 1 - Orientação sobre a história do ensino secundário; Parte 2 - Projeções cartográficas da implantação e expansão regional do ensino secundário e; Parte 3 - Outras projeções cartográficas.
De acordo com a apresentação da obra, feita pela professora Eurize Caldas Pessanha, a parte 1 inclui uma espécie de introdução produzida por ela, que mapeia os passos de uma investigação sobre a história do Ensino Secundário no Brasil em perspectiva histórica e comparada (1942-1961) e um roteiro de viagem sobre os estudos comparados, de autoria da também organizadora do livro Fabiany de Cássia Tavares Silva, e está intitulado: História da Educação em comparação: (de) compondo os estudos comparados.
A parte 2 é composta por 15 capítulos sobre a expansão do ensino secundário de cada estado investigado pelo projeto, pela ordem em que aparecem no mapa da divisão territorial de 1950.
Enquanto que a parte 3 engloba capítulos elaborados por convidados que escreveram sobre o ensino secundário nos estados que não foram investigados no âmbito do projeto. De forma que todos os estados da divisão territorial de 1950 são contemplados na obra, além do Distrito Federal e dos Territórios Federais.
Esse feito é considerado pela professora Eurize, que é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar (OCE), como a colaboração do projeto de pesquisa para o campo da história da educação e, mais especificamente, sobre a história do Ensino Secundário no Brasil, tendo em vista que para cada estado investigado, foi produzido: estado da arte da produção historiográfica; mapeamento da legislação e retrato da expansão em dados estatísticos.
Aprovado por edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2017, o projeto “Ensino Secundário no Brasil em Perspectiva Histórica e Comparada (1942-1961)” terminará em 31 de outubro de 2021.
O volume 1 com os resultados parciais do projeto foi publicado pela Editora Oeste e está disponível para download gratuito em: https://editoraoeste.com.br/livro-digital/122e/.