Interiorização e qualificação da educação básica são marcas de novos mestrados da UEMS
Programa de Mestrado Profissional contempla uma perspectiva pedagógica distinta do mestrado acadêmico
Os dois mais recentes mestrados conquistados pela UEMS revelam características peculiares sobre o perfil da instituição. Se, por um lado, a Universidade da início a um ousado programa de mestrado profissional em Educação na capital, Campo Grande, o primeiro do Estado nesta categoria, por outro, não abandona sua vocação em fortalecer a educação superior no interior, abrindo um mestrado na área de Agronomia em Cassilândia.
Com o novo programa, Cassilândia passa a ser a segunda menor cidade de Mato Grosso do Sul, em número de habitantes, a contar com uma pós-graduação desse nível. “Aqui na unidade nós estávamos na expectativa por esse mestrado que vai ser importantíssimo no desenvolvimento da região do bolsão”, comemora Edilson Costa, que participou da formulação do projeto. O mestrado em Cassilândia terá uma área de concentração em Sustentabilidade e Agricultura e duas linhas de pesquisa: uma em manejo de culturas, fitossanidade e agrostologia; e outra na área de uso e manejo da água, solo e ambiente de cultivo.
Já o mestrado em Educação é vanguardista em Mato Grosso do Sul. O Estado já contava com dois programas na área oferecidos pela UFMS em Campo Grande, e pela UFGD em Dourados, ambos estruturados na modalidade acadêmica. O mestrado da UEMS, por outro lado, será oferecido na modalidade profissional, que apesar de já estabelecer como uma forte tendência na pós-graduação brasileira, ainda está se popularizando no contexto estadual. O programa está estruturado na área de concentração em Formação de Educadores e duas linhas de pesquisa: Organização do Trabalho Didático e Formação de Professores e Diversidade.
O Programa de Mestrado Profissional contempla uma perspectiva pedagógica distinta do mestrado acadêmico, principalmente pela sua estrutura curricular que prioriza o aprofundamento da formação técnico profissional conquistada na graduação e pela produção de um trabalho de conclusão em que o estudante demonstre capacidade de articular conhecimento básico, domínio do objeto de estudo e sua aplicabilidade profissional relativa à área de concentração.