Homem é detido levando nas calças 51 tartarugas dos EUA para o Canadá

  • AFP
Homem é detido levando nas calças 51 tartarugas dos EUA para o Canadá

Um cidadão canadense foi pego na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, tentando contrabandear 51 tartarugas, as quais escondeu nas calças.

As autoridades americanas disseram que este episódio, aparentemente anedótico, na verdade é parte de uma sofisticada operação de tráfico de tartarugas.

A operação foi descoberta no mês passado, mas só foi revelada esta semana, em documentos de um tribunal federal americano, mencionados nesta sexta-feira no jornal Toronto Globe and Mail.

Segundo o periódico, oficiais do Canadá na fronteira detiveram Kai Xu enquanto ele tentava entrar na cidade canadense de Windsor (Ontário), vindo da americana Detroit (Michigan), e o entregaram às autoridades.

"Xu levava 51 tartarugas vivas presas com fita em seu corpo", informou o Serviço de Pesca e Vida Silvestre americano, em uma declaração juramentada, citada pelo Globe and Mail.

As tartarugas confiscadas eram de diversas espécies americanas. Entre elas, a tartaruga-de-caixa ("Terrapene carolina carolina"), a galápago-da-Flórida ou de-orelhas-vermelhas ("Trachemys scripta elegans") e a de dors-de-diamante ("Malaclemys terrapin"), vendidas por até US$ 800.

Outra cidadã canadense, Lihua Lin, foi detida na quarta-feira no aeroporto de Detroit com a intenção de viajar para Xangai com mais de 200 tartarugas americanas na bagagem. Foi Xu quem levou os animais ao aeroporto.

Xu e Lin foram denunciados por contrabando e outros crimes relacionados e podem pegar até 10 anos de prisão, se considerados culpados.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.