Fuja do lugar comum: turismo de experiência leva viajantes a reserva indígena, vulcão e passeio de elefante

Com a maioria dos destinos mais procurados lotados nesta época do ano, agências oferecem pacotes para quem quer viver aventuras e mergulhar na cultura de regiões menos badaladas. C...

  • Marie Claire

Que tal fugir das multidões  dos principais destinos das férias e se hospedar numa reserva indígena na Amazônia, embarcar num passeio de balão na Namíbia ou fazer uma expedição ao vulcão Vesúvio, na Itália? É o que propõem algumas agências que oferecem pacotes de turismo de experiência, cujo objetivo é mergulhar na cultura e conhecer paisagens fantásticas como se fosse um local. Com a maioria dos cartões-postais lotados nesta época do ano, selecionamos estes e outros passeios para quem quer mais recordações do que algumas "selfies" da sua folga.

Passeio de barco pela maior floresta alagada do mundo, na Amazônia (Foto: Priscila Olandim / Divulgação)


NA AMAZÔNIA, COM OS ÍNDIOS
A cerca de 600 quilômetros de Manaus, na confluência entre os rios Solimões e Japurá, está a reserva Mamirauá, a primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável criada no país. O local possui a maior floresta alagada do mundo, com mais de 400 espécies de aves. O pacote inclui hospedagem numa pousada flutuante no meio da selva, visitas às comunidades ribeirinhas, trilhas e observações de jacarés e outros animais à noite, para os aventureiros.

O Mercado do Ver o Peso, em Belém, uma das paradas do roteiro gastronômico (Foto: Priscila Olandim / Divulgação)



TODOS OS SABORES DO PARÁ
Não é de hoje que a culinária do norte do país vem conquistando chefs do país inteiros com seus pratos ricos em ervas, frutos, sabores e cheiros. O roteiro incluivisitas a restaurantes tradicionais e badalados de Belém e da Ilha de Marajó, incluindo o estrelado Remanso do Bosque, que figura na lista dos 50 melhores da América Latina da prestigiosa revista inglesa “Restaurant”. Todas as refeições e bebidas estão incluídas no programa, que também oferece visita a alguns dos principais pontos turísticos da capital paraense, workshops, pescaria, caminhadas na flores e montaria em búfalos.

Oficina de cerâmica, uma das atrações da viagem ao Vale do Jequitinhonha (Foto: André Dib / Divulgação)


CULTURA, ARTESANATO E CULINÁRIA NO VALE DO JEQUITINHONHA
Que tal acompanhar todo o processo de fabricação do rico artesanato em cerâmica da região mineira do Vale do Jequitinhonha? A experiência consiste não apenas em ser expectador, mas também participar da retirada do barro, oficinas de modelagem e pintura e participação na cerimônia da queima, numa imersão na arte e cultura popular brasileira. Além de aprender a fabricar uma peça com os locais, a viagem permite desfrutar a culinária caseira e da hospitalidade mineira.

Turista observa paisagem da Costa do Cacau: praia, cachoeira e mata atlântica na mesma região (Foto: Divulgação)


QUILOMBO E COLHEITA DE CACAU
Situada num dos trechos mais bonitos do litoral baiano, a cidade de Itacaré, na região sul do estado conhecida como Costa do Cacau oferece uma paisagem repleta de praias, mata atlântica e história da época em que o fruto dominava a economia local. Neste passeio,  é possível aproveitar a paisagem e mergulhar na cultura com aulas de capoeira e oficina de moqueca baiana, junto com a comunidade local em um quilombo urbano.

A bicicleta é um dos principais meios de transporte no Vietnã (Foto: Divulgação)


PEDALANDO PELO VIETNÃ E CAMBOJA
Neste roteiro, é possível conhecer quatro cidades vietnamitas e uma cambojana de bicicleta. Começando com Hanói, com seu bairro antigo de arquitetura colonial francesa, os lagos e os parques, o percurso segue pela cidadela de Hué, Patrimônio Histórico da Unesco, e segue pela rumo à montanha de Hai Van, com vista para o exuberante Mar da China, até Da Nang, com sua enorme frota de barcos de pesca de lulas. Ainda no Vietnã, o percurso passa por Hoi An, um importante centro comercial do país e cruza de ferry boat o rio Thu Bom até a cambojana Siem Reap, que abriga o sítio arqueológico de Angkor Wat, com seus fascinantes templos.

O vulcão Vesúvio, a apenas 9 quilômetros da cidade de Nápoles (Foto: Divulgação)


DE CARA COM O VULCÃO MAIS TEMIDO DO MUNDO
A apenas 9 km de Nápoles, o Vesúvio é um dos vulcões mais temidos do mundo não devido aos seus 1.281 metros de altura, mas à sua história: a erupção em 79 d.C. arrasou as cidades de Pompeia e Herculano –quem viu o blockbuster “Pompeia” tem uma ideia do poder destrutuivo desse gigante hoje adormecido. O passeio leva o visitante ao sítio arqueológico que é um dos únicos no mundo onde é possível ver como era uma verdadeira cidade romana, com seus corpos e antigas construções petrificadas pelas cinzas. Tudo isso cercado por uma paisagem de tirar o fôlego.

Passeio de balão sobrevoa a paisagem de dunas vermelhas ao sul do deserto da Namíbia, na África (Foto: Divulgação)


DE BALÃO SOBRE A NAMÍBIA
Situada ao sul do deserto da Namíbia, Sossusvlei é uma região repleta de dunas vermelhas que estão entre as mais altas do mundo. A bordo de um balão a 600 metros de altura, este passeio percorre os trechos mais bonitos do país, como a antiga floresta de árvores petrificadas Dead Pan. Do alto, é possível ainda observar manadas de animais como gazelas, avestruzes e zebras correndo livres paisagem.

Turista passeia em lombo de elefante no Four Seasons Tented Camp, na Tailândia (Foto: Divulgação)


TREINANDO ELEFANTES
Que tal aprender a dar banho, alimentar e passear no lombo de um elefante? É o que oferece este pacote com hospedagem no Four Seasons Tented Camp, hotel localizado na encosta de uma colina em meio à selva às margens do rio Mekong, em Chiang Rai, na Tailândia. O local, conhecido como o “Triângulo Dourado”, tem vista para os três países, além da Tailândia, Myanmar e Laos. Além da oportunidade de ser babá de elefante por alguns dias, o pacote inclui três noites em Bancoc.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.